quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Derrotado e invencível

O Apertura '11 nos reserva uma das situações mais peculiares nos últimos tempos, em se tratando dos principais campeonatos nacionais. O tradicionalíssimo Racing, clube do qual este blogueiro é um hincha distante, faz uma das campanhas mais curiosas da história do torneios curtos na Argentina, tendo empatado oito [!] vezes, em 12 partidas disputadas, mantendo-se invicto, na 3ª posição, com 20 pontos, oito a menos que o líder Boca Juniors. Esta sequência se solidifica à medida que o time não consegue se impor, ou transformar sua superioridade em gols, dentro do Cilindro de Avellaneda, uma vez que no mundo ideal, a combinação vitória em casa + empate fora serviria para praticamente dar taça a qualquer time.

O último empate da série aconteceu na noite de ontem, no Juán Domingo Perón, contra o também postulante ao título Lanús. Infelizmente pude acompanhar ao vivo apenas o 2º tempo do jogo, devido a compromissos acadêmicos, mas posteriormente assisti aos melhores momentos do 1º tempo, e posso garantir: canonize-se o goleiro[aço!] Marchesín, responsável direto pelo empate em 1-1 - não fosse ele, teríamos presenciado uma goleada histórica, com menção honrosa a trave, outra avalizadora do empate. Grande atuação de Giovanni Moreno, aos poucos voltando a ser o comandante de L'Academia, como sua imensa categoria lhe permite. O colombiano deu muito trabalho ao goleiro granate, principalmente em bolas paradas; no 1º tempo foram 2 cobranças de falta na trave, fora chutes de longe.

Destaco aqui a péssima atuação do árbitro Delfino, que, aliás, não é a primeira vez que o vejo interferir diretamente no resultado de uma partida. Que arbitragens mais lamentáveis que vemos tendo neste ano, sem favorecer ninguém premeditadamente, é tão somente ruindade dos homens do apito. Ontem, Delfino marcou um pênalti absurdo a favor do Lanús, quando Pelletieri cortou com a cabeça um chute do uruguaio Regueiro, e o árbitro inexplicavelmente marcou toque de mão. Valeri bateu forte, no meio do gol, quase-quase Saja consegue fazer a defesa, mas não deu, Lanús 1 a 0, aos 16'. Daí em diante, como já acontecia anteriormente, só deu Racing, que empilhou chances de gol, consagrando o goleiro do Lanús.

Schurrer ajustou bem o sistema defensivo, entretanto deu o seu campo para o livre trabalho do time local, que criava sempre boas chances, alicerçado pela já ressaltada ótima atuação de Moreno, e pelos bons lances de Toranzo, Hauche e Pillud, fazendo com que os ataques racinguistas fossem concentrados pelo lado direito do campo. Entretanto, mais um erro crasso de Germán Delfino abalou as estruturas, principalmente do bem articulado time de Simeone: Camoranesi deu entrada criminosa em Toranzo, causando revolta dos jogadores do Racing. No meio do bolo, o ex-juventista ainda chutou a cabeça de Pato, que levantou no reflexo, dando a impressão de que reagiria; não reagiu, porém, ignorando o fato, Delfino prepotentemente puxou tarjetas rojas para os 2 jogadores.

Na segunda etapa, seguiu a pressão quase insuportável do time blanquiceleste, ao passo que, sem o escape de Camoranesi, os granate ficaram restritos ao seu campo. Moreno, com alto risco, seguia arquitetando as principais jogadas de ataque, até que aos 13', em ótima jogada de Hauche e Teo Gutiérrez, "El Demonio" aproveitou rebote do chute de Gio, e empatou a partida. Na sequência do lance, Izquierdoz foi expulso, por cair em uma catimba sem noção (e mesmo assim genial) de Gutiérrez, que deu um tapinha na cabeça do goleiro do Lanús. A torcida de La Academia reacendeu, transformando o Juán Domingo Perón em um caldeirão, mas, mesmo assim o aperto constante não deu em nada. Chutes de longa distância, gol feito perdido por Pelletieri, e ficou por aí.

O texto está sendo publicado com um pouco de atraso, tanto que a 13ª rodada já vem sendo disputada. Para variar, o Boca Juniors ganhou, em La Bombonera, 3-1 sobre o vice-líder Atletico Rafaela, com 3 gols de Blandi. Os xeneizes já enxergam longe os concorrentes, com 9 pontos de vantagem sobre o time de Rafaela. O Racing volta a campo hoje, podendo ficar a 8 pontos do líder, isolado na 2ª posição. La Academia vai ao Centenario de Quilmes enfrentar o lanterna Estudiantes de La Plata, as 19h05, no horário local (20h05, no horário de verão brasileiro). Infelizmente não poderei acompanhar nada desta 13ª rodada do Apertura, caso queiram saber mais detalhes, recomendo o ótimo portal Futebol Portenho, que cobre com extrema qualidade o futebol argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário