domingo, 22 de janeiro de 2012

Sonolência, paciência e incompetência

O título do post é o que dá para se dizer do nível de atuação do time do Grêmio na noite de ontem, quando de sua estreia no Gauchão 2012. Um time sonolento, sem qualquer ímpeto ou demonstração de qualidade. Um time no qual o principal destaque foi o estreante zagueiro Douglas Grolli. Uma atuação lamentável. Por mais absurdo que possa parecer, a derrota contra o Lajeadense, no primeiro jogo oficial da temporada deve ligar o sinal amarelo no Olímpico. É óbvio que deve se ter paciência, o time está a 15 dias treinando junto, o encaixe físico, técnico e tático ainda não aconteceu, porém considero de vital importância que alguns jogadores ao menos tentem "enganar" a torcida, o que não aconteceu neste sábado.

Horário ruim, ingresso caro [reflexo do aumento da mensalidade], impossibilidade de beber uma cerveja bem gelada dentro do estádio, mesmo com o calorão de ontem... Nem os jogadores pareciam querer estar ali. Penso que até o locutor estava em ritmo de pré-temporada; quando fora anunciar um câmbio no time de Lajeado, bradou "substituição no Grêmio!" para os auto-falantes. A ideia de Caio Júnior, de jogar com aproximações, 2 opções de passe para quem estava com a bola, tudo muito bonito e cheiroso na teoria, só durou 30 minutos, o mesmo tempo da paciência do torcedor. Talvez a ansiedade por mostrar serviço no debut da temporada tenha pesado ainda mais as pernas dos jogadores, ou tenha trabalhado mal no psicológico, o que vale é que isto se refletiu dentro das 4 linhas, de forma alarmante para o torcedor mais atento.

Lá pelas tantas, o gol não saia, e sequer eram criadas chances, o time começou a apelar para as bolas mais esticadas, principalmente quando ela caía nos pés de Marco Antônio, que, particularmente, não me mostrou nada além do que eu esperaria de um ex-jogador da Portuguesa. Os passes não eram executados da melhor forma, e o Lajeadense passou a se aproveitar disto. Nos primeiros minutos, o time celeste do Vale do Taquari se mostrou nervoso com o fato de enfrentar a camisa do Grêmio, mas não durou muito. Logo sentiram-se a vontade no campo, e especularam contra-ataques, mas, como todo time do Interior que se preze, sem a menor qualidade de acabamento para o último passe e finalizações. Em uma falta frontal, o jogador Ramos tentou emular Roberto Carlos, e carimbou a barreira em uma cobrança de falta. Eu sabia que não poderia fazer troça...

Aos 40 do 1º tempo, escanteio pela esquerda. Bruninho cobra na marca penal, e Ramos, sozinho, testa firme, sem a menor chance para Victor. 1 a 0 Lajeadense, e o desânimo do torcedor dava lugar ao descontentamento. Ninguém esperava que o time reforçado e milionário do Grêmio fosse perder, em casa, para um dos times com o menor orçamento do Campeonato Gaúcho. Logo no início do 2º tempo, um erro de passe imbecil de Kléber, um dos piores em campo, caiu nos pés de Jandson, que ganhou na corrida de Grolli, e deixou Tatá na cara de Victor. 2 a 0 Lajeadense, e o Tricolor se desestruturou de vez. Leandro, que havia entrado no lugar do péssimo Miralles ainda tentava algo, mas não conseguia vencer a dupla de Grollis na zaga do Lajeadense, e algo do Grêmio '11 apareceu em campo. Time sem qualquer articulação ofensiva. Nada.

O que fica é a primeira má impressão de um time que promete muito, e que será muito cobrado ao longo do ano. As vaias ao final do jogo entregam isto. A expectativa natural era que o Grêmio triturasse o Lajeadense, inclusive fui ao Olímpico com este pensamento. Uma das poucas frases sábias [talvez a única] de Galvão Bueno diz que "não tem mais bobo no futebol" [sic], e ontem esta máxima fez-se verdadeira. Creio que enquanto mais se repetir o time, as engrenagens se azeitarão, e os resultados passarão a aparecer, porém muitas coisas deveriam ser repensadas a nível gerencial. Por exemplo, o fato de dispensar os 3 centroavantes reservas foi um tiro no pé, ontem um André Lima no banco poderia ser bastante útil, pelas características do jogo. Enfim, mesmo com este desengano, seguirei minha própria orientação, e terei paciência.

Nos Acréscimos
  • Mais 3 jogos completaram a rodada na tarde de ontem. Em Gravataí, Cerâmica e Juventude empataram em 2 a 2, com o gol de empate do time de Caxias saindo no último minuto. O Novo Hamburgo recebeu o São José e venceu por 3 a 1, enquanto o Cruzeiro enfrentou o Santa Cruz em Porto Alegre, e venceu pelo mesmo marcador.
  • Enquanto escrevo este texto, acompanho Arsenal e Manchester United pelo Campeonato Inglês. Não é apenas a qualidade do futebol brasileiro que diminuiu, 2 dos maiores times da Inglaterra fazem um jogo muito fraco em Londres. Ainda na Terra da Rainha, o Manchester City venceu o Tottenham, 3-2, com um gol de Balotelli aos 49' 2ºT, e lidera a Premier League.

2 comentários:

  1. Olha acho q o Grêmio n pode se abalar por um jogo.
    Douglas foi bem e esse não pode sair do time agora que chegou uma parceria! Não acha? Pô cumpri o contrato até fim. Por isso o nome é contrato!
    Gostei do Groli!
    E estou impressionada com qualidade de escreta tua e do Carlos... Bolachinha da onde??

    ResponderExcluir
  2. Julia, primeiramente obrigado pelos elogios! Nos esforçamos para apresentar textos com a melhor qualidade possível.
    Pelo que vi em mais de 2 anos, é que com ou sem parceria, ele segue sendo um "jogador-vagalume".
    O Grolli cumpriu minha expectativa inicial de ser um "Paulão Branco" (risos).

    ResponderExcluir