quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Varal da Azenha

Ontem saiu na imprensa uma notícia bem peculiar, causadora de polêmica, feridas e lágrimas: Mário Fernandes ganhou um trapo que será "exposto" na Geral do Grêmio. Vocês devem estar se perguntando, "tá, e qual é a relevância deste fato?". Eu também me pergunto. "Blá, blá, blá, as ideologias das barras pregam que nas bancadas devem ser estampadas frases de apoio, identificações dos torcedores e suas localidades, e as imagens dos MAIORES ÍDOLOS do time". A referida barra do Tricolor de Porto Alegre (ou alguns integrantes) é reincidente neste comportamento, de oferecer homenagens sem razão de ser, a jogadores que nunca mereceram nem menção honrosa em forma de grito nas arquibancadas.

Beleza, a grana e a paciência é do cara que mandou fazer, ou fez, sei lá, o trapo. Só que já foi gasto muito dinheiro em trapos para Rochemback e Lúcio [!] nos últimos tempos, e, claro, sem que tivessemos o retorno esperado (leia-se títulos) dentro de campo. Em 2007, por exemplo, víamos um tipo de homenagem nas arquibancadas; já em 2011, a visão e o significado da palavra ídolo parece ter mudado. Concordo com a importância que tem motivar um grupo de jogadores, ou um determinado jogador, só que desta vez os limites foram ultrapassados com louvor: homenagear uma transgressão? Então, onde estaria o trapo para o Arílson? Para se pensar.

Não sei se na outra ponta da José de Alencar isto ocorre, com os comentários teremos uma amostragem, mas isto não importa; a concepção da palavra ídolo deveria ser a mesma na torcida do Grêmio, do Internacional, do Flamengo ou do Corinthians. Seja como for, só queria registrar meu total desagrado com esta ação de torcedores gremistas, que desvalorizam grande jogadores do passado, que não recebem homenagem semelhante. Me coloco no lugar de jogadores como Alcindo, João Severiano, Aírton, dentre outros, que não me recordo de terem recebido qualquer tipo de homenagem da torcida. Ao contrário de uns por aí, estes sim fizeram história no Tricolor.

* Para constar: hoje à noite jogarão Grêmio-Santos, me farei presente no Olímpico, inclusive no setor que apontei no meu comentário. Homenagem e apoio não são sinônimos.

Um comentário:

  1. Cara gostei do que vc escreveu no espisodio Mario Fernandes...Tem razão... Tem que mandar tudo embora e junto o Odone...

    ResponderExcluir