sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Primeiro ato das lides copeiras

Hoje se realizou o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América 2012, na sede da Conmebol, em Assunção. Sem mais delongas, vamos aos grupos, e às primeiras análises e previsões [entre parênteses, o time que ocuparia a respectiva vaga HOJE]:

GRUPO 1
Santos
Peru 1
(Juan Aurich/Alianza Lima -vaga do campeão)
Bolívia 2 (campeão do Apertura)
vencedor de Brasil 6 (Figueirense)-Colômbia 3 (Deportes Tolima)


GRUPO 2
Paraguai 1 (Nacional)
Equador 2 (Emelec-Deportivo Quito -vaga do vice-campeão)
Argentina 3 (Lanús)
vencedor de Brasil 5 (Internacional)-Bolívia 3 (Real Potosí)


GRUPO 3
Bolívar
Colômbia 2 (campeão do Finalización)
Chile 2 (campeão do Clausura)
vencedor de Tigres UANL-Chile 3 (Universidad Católica)


GRUPO 4
Argentina 2 (Boca Juniors)
Zamora
Brasil 4 (Fluminense)
vencedor de Argentina 5 (Arsenal de Sarandí)-Peru 3 (Sport Huancayo)


GRUPO 5
Nacional/URU
Peru 2 (Juan Aurich/Alianza Lima -vaga do vice-campeão)
Vasco da Gama
vencedor de Paraguai 3 (Libertad)-LDU Quito


GRUPO 6
Brasil 2 (Corinthians)
Deportivo Táchira
Paraguai 2 (Olimpia)
Cruz Azul


GRUPO 7
Vélez Sarsfield
Equador 1 (Emelec-Deportivo Quito -vaga do campeão)
Defensor Sporting
Chivas Guadalajara


GRUPO 8
Universidad de Chile
Atlético Nacional
Argentina 4 (Godoy Cruz)
vencedor de Peñarol-Caracas


Já é previsível que teremos mais uma Libertadores parelha, de acordo com o que temos hoje, e que não deverá mudar muito ao longo das próximas semanas. Vamos destacar, nesta primeira análise, os times argentinos. Do lado de lá do Prata, estão garantidos, além do Vélez Sarsfield [campeão do Clausura '10/11] e do Arsenal de Sarandí [melhor argentino não-campeão na Copa Sul-Americana '11], Boca Juniors e Lanús, e é quase impossível que não ocupem os grupos 3 e 2, respectivamente. A última vaga, como falei anteriormente, será disputada até a última rodada do Apertura '11/12. O Tigre entrou na briga hoje [venceu o Atlético Rafaela por 3-0 e tem 2 pontos a menos que o Godoy Cruz], mas tem que terminar o Apertura fora da Promoción para poder pleitear uma (a 5ª) vaga. Está menos inviável para Racing e Independiente, que estão 6 pontos atrás dos mendoncinos, só com um milagre ultrapassam o Lanús. Acredito em um bom sprint do Racing na reta final, mas a ordem dos argentinos na Libertadores '12 deve mesmo ser a atual.
O Vélez Sarsfield caiu no grupo 7, um dos mais definidos já no sorteio, e que tem tendências a ser um dos "de la muerte" na próxima Copa. Defensor e Chivas já são times extremamente perigosos, especialmente os mexicanos, algozes dos de Liniers na Libertadores '10. Poderá haver uma viagem à altitude de Quito, caso o Deportivo ganhe o campeonato equatoriano, mais um complicador no caminho do Vélez. Com alguns reforços pontuais, o time de Ricardo Gareca poderá ir ainda mais longe do que foi este ano [é quase obrigatória a contratação de um centroavante decente].
Os argentinos do grupo 4, provavelmente Boca Juniors e Arsenal de Sarandí [caso este passe da 1ª fase] encararão o Fluminense, e oponentes brasileiros em Libertadores sempre provocam grandes jogos e, o Tricolor carioca, em especial, más lembranças, os próprios Boca [ESTE vídeo é genial!] e Arsenal que o digam. O virtual campeão do Apertura possui um time bem estruturado, entretanto não tem um grupo muito forte, apesar de ainda jovem. Deverá se reforçar muito bem para a disputa da maior competição das Américas, sem sombra de dúvida, e terá sede de vingança contra o Flu. Já o Arse, poderá ter a maior das sedes, se passar da 1ª fase, contra um representante do Peru, tem que agradecer; o time é fraco, e, salvo uma injeção de grana inacreditável no clube, os filhos de Grondona apenas farão figuração na Copa.
O Lanús é aquele time que volta e meia vai muito bem nos torneios domésticos, mas tem um estigma de inofensividade nas competições internacionais. Um time que perde uma final internacional para o Atlético/MG [!] não pode ser levado a sério, mesmo que tenha ganho a Copa Conmebol do ano seguinte [1996]. Digamos que o Lanús é o nosso Botafogo sem Garrincha e sem grife. A única certeza é que ele não será o campeão, e ninguém lembrará que o granate jogou a Libertadores. O time até é bom, conta com jogadores rodados, como o uruguaio Regueiro e o italiano Camoranesi, e alguns argentinos de boa qualidade, como Valeri, Pavone e Fritzler, mas a mística não falha. Aconteça o que acontecer, ano que vem não estaremos noticiando uma grande campanha do Lanús.

Mais adiante este post será atualizado com as análises do último clube classificado, o sobrevivente desta briga de facão no escuro entre Godoy Cruz, Racing e Independiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário