terça-feira, 27 de março de 2012

Aos leões, sem o Gladiador

Porrada sofrida, lesão constatada, cirurgia feita. Confirmação de uma parada de, na melhor das hipóteses, 4 meses. Kléber vinha sendo, indiscutívelmente, o principal jogador do Grêmio nestes primeiros 90 dias de 2012, marcando gols, sendo altamente decisivo. A pergunta que cabe é: haverá vida sem o artilheiro gremista na temporada? É uma certeza, a que o time perderá poder de fogo sem o atacante, contudo caberá a Vanderlei Luxemburgo ajeitar a casa, considerando que se encerrou a famosa janela de transferências e, por consequência, não virá nenhum novo reforço. O Vida Cancheira analisou a situação, e traz algumas alternativas, visando auxiliar ao treineiro gremista neste desafio que não era sequer suposto pelo mais pessimista.

A solução teoricamente mais óbvia é o ingresso de Facundo Bertoglio como 2º atacante, função onde melhor rendeu nos seus ingressos de 2ª etapa; quando saiu como titular, na meia-cancha (ou como 3º atacante), não agradou tanto. O argentino não provocaria uma alteração tática muito grande, apenas as características em relação a Kléber se modificariam um bocado. Enquanto Kléber é um jogador de maior retenção de bola, Bertoglio faz o trabalho de um velocista, procurando acelerar as jogadas, com incursões mais agudas, na base de dribles verticais. O Gladiador vinha recompondo bem, a dúvida é saber se Facundo o fará com a mesma eficiência. Particularmente, fosse eu o técnico, escalaria Bertoglio sem medo de errar, e, ainda mais, se fosse dirigente, daria um jeito de encontrar investidores para contratar este gringo de uma vez.

Nas mesmas características de Bertoglio, mas sem a mesma qualidade do argentino, temos o garoto Weverson Leandro, outrora comparado a Neymar, que apenas enganou no Gauchão do ano passado, não jogando mais absolutamente nada desde então. Poderia ser uma chance para o menino se afirmar, mostrar seu valor em um time já relativamente azeitado, e jogando na sua real função, não sendo inventado como meio-campista (!). Apesar de tudo isto, penso que o guri não aproveitaria bem esta oportunidade, uma por não ter qualidade para tanto, outra por sem completamente imaturo para assumir tamanha responsabilidade. Se já não conseguiu jogar decentemente como um reserva eventual, como jogaria com esta carga em suas costas?

Luxemburgo jamais faria isto, jogar com 2 centroavantes, porém o Guerreiro Imortal está sempre ali, afim de jogo e chuleando uma oportunidade no starting lineup. Ano passado, ainda com Renato Portaluppi, houve esta tentativa com 2 homens de área, com o próprio André Lima junto a Borges. Eu, mesmo escaldado, pensei que poderia dar certo. Ledo engano, e fiquei ainda mais escaldado, a ponto de querer a cabeça de Luxa em uma bandeja caso ele venha a fazer este impropério tático. O 99 sempre estará lá, pronto para ser nosso 13º jogador quando necessário, podendo substituir Marcelo Moreno de vez em quando, mas é só. O esquema atual do Grêmio que já é um gesso, se tornará uma múmia com um double-nine.

Por fim, uma alternativa que o técnico inclusive utilizou no Flamengo, escalando, além dos 3 volantes, 2 meio-campistas, neste caso Marquinhos e Marco Antônio, com apenas Marcelo Moreno na frente. Para jogos encardidos creio que seja uma alternativa decente, mas o treineiro possivelmente seria taxado de "novo Celso Roth", para sair em alto nível das ofensas. Abro espaço às opiniões dos leitores, para que indiquem qual seria a melhor alternativa para Luxemburgo fechar este quebra-cabeça. Vale tudo, menos repatriar o Rafael Marques para improvisá-lo no ataque. A decisão está com Vanderlei Luxemburgo, mas aqui a palavra está com vocês!

3 comentários:

  1. Não sendo a formação tranca-Rua com Marquinho e Maco Antonio, e sem o André Lima. Tem que ser M.Moreno e Bertoglio que ainda n sabemos o seu real potencial. Mas o Leandro tem quer banco.

    ResponderExcluir
  2. Bertoglio e Moreno e ja era é obvio também.
    Mas sabe como é né trainador adora inventar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Tu o Carlos fazem um baita trabalho!
    N entendo mto desse universo futebolistico tatico mas acho que devem colocar esse argentino Bertoglio da uma chance pro garoto. Ouvi no sala de redação (programa q eu adoro) que o Cacalo disse que o Giuliano iria vir em maio e mais que estava certo. Confere essa informação?

    ResponderExcluir