quarta-feira, 7 de março de 2012

Expectativa debutante

Aqui em Viamão, de onde escrevo este texto, a temperatura deve estar em torno de 37°C, no mínimo. Em Aracaju, no momento, de acordo com o br.weather.com, fazem 29°C, sem grande previsão de aumento no calor, uma vez que chove na capital do Sergipe. O calor não vai poder ser desculpa para um mau resultado do Grêmio, em sua estreia na Copa do Brasil, na noite de hoje, contra o River Plate/SE, de Carmópolis. Confesso que não lembrava do clube, quando saiu o sorteio no ano passado, mas, ao procurar informações, cheguei a Copa do Brasil do ano passado, quando os sergipanos venceram o Botafogo (aquele mesmo, o "glorioso, campeão"), e fizeram o time carioca suar sangue e só conseguir a classificação nos pênaltis.

Derivo. O assunto é Grêmio, o time que visitará o primo pobre do "millonario" bonaerense, e que está em um período de transição, tanto no comando técnico da equipe, quanto nos nomes que defendem a camisa azul, preta e branca. A última partida, contra o Cerâmica, já mostrou uma certa evolução, nem tanto tática, mas na postura da equipe no gramado, menos afoita e desorganizada em relação à (curtíssima) "era Caio Júnior". Foram feitas contratações, visando a reforçar o grupo, nenhuma para chegar, vestir a camisa e sair jogando; na melhor das hipóteses, Bertoglio, argentino importado da Ucrânia, pode conquistar a titularidade ao longo das próximas semanas. Já Werley e Pará terão suas utilidades postas à prova, principalmente pelos torcedores.

Torcedores que estão secos para ver o seu time sair da seca (sec, digo, sic). A Copa do Brasil de 11 edições atrás foi a última lembrança de um título digno de nota ganho pelo Tricolor de Porto Alegre - nota de rodapé, tudo bem, mas é uma lembrança. Esta ansiedade, no meu ver, é inclusive prejudicial, deixa todos dentro do clube em uma posição de urgência para a conquista de uma taça, neste caso, uma Copa. Caso o time não volte do Nordeste com a classificação garantida de uma maneira convincente, as cobranças já aparecerão. Mesmo sendo 1ª fase. Mesmo sendo uma mudança de ciclo. Creio que a paciência dos torcedores tenha acabado, e as vezes acho que a minha própria acabou, mas, por estar um pouco dentro do clube, converto-a em nervosismo para ver as coisas dando certo.

Dentro do campo, o time já está organizado, definido e escalado, e, em comparação com os jogos anteriores, apenas Souza é desfalque. Aliás, desfalque importante, uma vez que o volante recém-chegado do Porto vem sendo figura nas partidas que participou. O desenho tático se mantém, no 4-4-2 em losango, e quase a mesma escalação do jogo anterior, com o boliviano Marcelo Moreno retornando no lugar de André Lima, no comando do ataque. Nos últimos treinos, Luxemburgo trocou Marquinhos e Marco Antônio de lugar, recuando o ex-meia da Lusa, e soltando um pouco mais o #19. Não acredito ser uma medida muito inteligente, pois Marquinhos sempre rendeu melhor vendo o ataque de longe, e Marco Antônio teve suas piores atuações no lado direito do campo - tenho convicções que ele joga melhor mais centralizado e perto dos atacantes.

O caminho Tricolor para o pentacampeonato da Copa do Brasil (a.k.a. "torneio mais democrático do país") tem alguns inimigos bem definidos: o Cruzeiro, maior campeão desta brincadeira; o Palmeiras, clube de tradição copeira; o São Paulo, sempre com times fortes; Bahia e Sport, nordestinos tradicionais, já campeões do Brasil; Atlético Mineiro e Botafogo, mais 2 times que necessitam de um título para suas sofridas torcidas; entre outros inimigos que podem surpreender no decorrer do campeonato. Afinal, um torneio em mata-mata sempre reserva surpresas, como um Criciúma, um Paulista de Jundiaí, enfim... Se tudo der certo, o 1º grande adversário para o Grêmio pode ser Palmeiras/Cruzeiro/Atlético-PR, isto nas semi-finais. Entretanto, hoje é noite para que atuações brilhantes como esta sejam reeditadas.

Antes do Esquecimento
  • Temos mais 2 gaúchos disputando a Copa do Brasil, e um deles estreia também na noite de hoje. O Juventude vai ao Paraná enfrentar o Operário, as 20h30, sem o técnico Antonio Picolli que pediu as contas após o empate contra o Canoas, no último domingo. O Sapucaiense só entra em campo na quarta que vem, quando recebe a Ponte Preta, no Passo d'Areia, as 19h30.
  • Pela Copa Libertadores da América, além de Santos-Inter, as 19h45, teremos Corinthians-Nacional/PAR e Boca Juniors-Fluminense, ambos as 22h. Destaque para o jogo de La Bombonera, sugestão fácil para quem não terá nenhuma relação afetiva com alguma outra partida no horário. Promessa de um jogaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário