quinta-feira, 8 de março de 2012

Para cansar a beleza

Pelas reações vistas, parece que o River Plate era o da Argentina, e que o jogo era pela Libertadores. Pelas reações vistas, parecia um enfrentamento diante de uma constelação, em um Monumental de Nuñez transbordando - coisa que muitos gremistas que hoje se manifestam sequer viram, ou lembram de ter visto na vida. Mas o River Plate é o do Sergipe, jogo válido pela 1ª fase da Copa do Brasil, e o Tricolor precisou fazer uma galinha parir um porco para não passar pela maior humilhação de sua história na noite de hoje. A vitória só foi possível pelo cansaço dos "Millonarios do Sertão", por uma expulsão boba, e por um gol contra totalmente acidental, que abriu as porteiras sergipanas. Tem que respirar fundo, puxar os piores xingamentos possíveis, e distribuir entre todos os envolvidos.

Tem a turminha do "Fantástico Mundo de Odone/Pelaipe" que diz que foi um evento de imortalidade, que este é o Grêmio, blábláblá e blábláblá. Digo que estou extremamente desgastado para acompanhar futebol, e mais desgastado ainda para aguentar os, em sua maioria, imbecis torcedores (e alguns dirigentes) gremistas, fantoches que sustentam um falso mito que só justifica-se por uma passagem no nosso (este sim) glorioso hino composto por Lupicínio Rodrigues. O que aconteceu na noite de hoje é caso de polícia, é para mandar prender todos os atletas. É inaceitável um time do porte do Grêmio, em qualquer situação, estar perdendo por 2 a 0 para um dublê de River Plate, e ouvindo "olé" da torcida adversária. Isto não poderia acontecer sequer nos piores pesadelos de jogadores, dirigentes e torcedores.

Acabou o jogo, desliguei o rádio e nem quis saber do pós-jogo, pois imagino que seria uma experiência altamente traumatizante - os comentaristas que me ajudem por aqui. Parto do princípio que um time que faz investimentos de milhões de reais tem que dominar, patrolar, massacrar qualquer timeco desconhecido do Interior do Nordeste do Brasil. Um time que até anteontem era semi-amador consegue impor uma dificuldade impressionante a um clube bicampeão do Brasil, 4 vezes campeão da competição na qual enfrentavam-se, com isto só posso tirar 2 conclusões: 1) camisa não ganha jogo (e faz tempo), esqueçam disto; 2) algo está muito errado com o Grêmio. Simples, a 2ª conclusão é definitiva. O problema é saber "o quê?", "por quê?" e "como (arrumar)?".

Disto vem meu cansaço, em dispender dinheiro, tempo, entre outras muitas coisas, sobretudo as que deixo de fazer, em função deste clube. O 1º gol do River Plate, do "craque" Almir Sergipe, trouxe a tona uma sensação de raiva, que há tempos eu não sentia por causa deste clube. O pior é que xingar à distância só serve para acordar os vizinhos, e potencializar uma denúncia por desrespeito a "lei do silêncio". Mas, qual gremista que conseguiria dormir com o barulho de uma derrota para um time quase que absolutamente desconhecido? Particularmente, a atuação de hoje me remeteu à derrota para a Anapolina, na Série B de 2005, quando (com um time ridículo, que fique claro), levamos 4 dos goianos. Não havia investimentos. Não havia grife. Não havia quase nada.

Isto que me indigna, que uma grana é despejada no clube, reforços (de qualidade duvidosa) chegam, técnicos mudam, e nada das coisas se ajeitarem. Voltando ao jogo, quando vi estava aplaudindo o 2º gol, e um golaço do River Plate, e me perguntava "por que o time da casa não poderia garantir vaga vencendo por 2 gols de diferença?", para poder acabar com o sofrimento. Não adianta pontuar questões técnicas, táticas, de motivação, ou do que quer que seja. A virada brotou, como poderia ter brotado um 5 a 0 inapelável para os sergipanos, que vem muito vivos a Porto Alegre para o jogo do dia 21. Sei lá o que pensar. Sei lá se eu deveria ter escrito de cabeça quente. O que sei é que estou cansado. E sei que vou ouvir (ou ler) muitas coisas por ter escrito isto. Mas tem coisas que é melhor ler e ouvir, do que ser cego, surdo e principalmente mudo.

Antes do Esquecimento
  • O APOEL conseguiu uma proeza, se classificando para as quartas-de-final da UEFA Champions League. Com muita bravura, fez o 1-0 contra o Lyon - o necessário para levar o jogo para a prorrogação - muito cedo, com Manduca, e soube segurar o resultado até os pênaltis. Venceu por 4-3, contando com erros de Michel Bastos e Lacazette. Pega o vencedor de Chelsea e Napoli.
  • Na Copa Libertadores da América, caiu a invencibilidade do Boca Juniors, que durava 36 partidas (desde abril/11). Em uma grande atuação, de muita inteligência, acima de tudo, o Fluminense controlou os argentinos em La Bombonera, e garantiu a liderança do grupo vencendo por 1-2, gols de Fred e Deco, com Somoza diminuindo para os xeneizes.
  • O outro brasileiro que jogou nesta noite, o Corinthians, passou fácil pelo Nacional/PAR, por 2 a 0. Em um Pacaembu lotado, o time paraguaio até tentou armar uma retranca, que no final das contas foi ineficaz, e não evitou os gols de Danilo e Jorge Henrique. O Corinthians é 2º na chave, atrás do Cruz Azul/MÉX, que venceu as 2.

Um comentário:

  1. Sou socio a um pouco mais de 1 ano. Esse ano é ano de eleição né? Tu tem maiores informações sore isso??? Candidatos e FACÇÕES??? E o Koff será que volta?

    Abraços.
    E parabéns pelo trabalho de vcs!

    ResponderExcluir