segunda-feira, 26 de março de 2012

Porto Alegre é que tem

Porto Alegre é que tem 4 clubes na 1ª Divisão do Gauchão, e no final de semana de comemorações do aniversário de 240 anos da Capital de Todos os Gaúchos, houveram os confrontos entre os clubes capitalinos, com vantagem ampla para os 2 mais famosos. Um detalhe interessante a ser ressaltado é o fato de nenhuma das 2 partidas ter sido disputada em Porto Alegre; o Cruzeiro preferiu mandar o jogo contra o Grêmio em Novo Hamburgo, e o Inter, na impossibilidade de utilizar o Beira-Rio, por conta do show do mito Roger Waters, recebeu o São José em Canoas. Enfim, o Vida Cancheira já falou do jogo entre Inter e São José, que não teve sequer 10% dos problemas que envolveram o confronto do Estádio do Vale. No fim das contas, mesmo com a vitória do Grêmio, por 2 a 1, absolutamente todos voltaram insatisfeitos do Vale dos Sinos.

O querido Cruzeirinho já havia sido uma senhora carne de pescoço na Taça Piratini, apenas ficando de fora das quartas-de-final por um detalhe envolvendo perda de pontos, e não poderia ser diferente ao enfrentar um time do porte do Grêmio, que vinha de 3 vitórias consecutivas na Taça Farroupilha. O Estrelado lutou para tirar os 100% de aproveitamento do Tricolor, mas diversos fatores o impediram. Uma partida complicadíssima, de fato. O time de Luxemburgo não jogou bem, em sintonia diferente das últimas partidas (antes do River Plate/SE), sobretudo com a entrada de Bertoglio no meio-campo deu muito mais velocidade ao time, ao contrário da cadência que a equipe vinha tendo com (pasmem!) Marco Antônio. Os demais meio-campistas não se adaptaram a este estilo.

Mesmo com todos os problemas de formatação do meio-campo, Fernando foi um dos melhores no final de tarde de ontem. Não apenas pelo golaço feito a 9' do 1º tempo, como também mostrando grande consistência, desarmando e saindo para o jogo com muita qualidade, e calando a boca deste cronista, que nunca confiou muito no futebol do camisa 17 gremista. Na sequência, assim como no gol gremista, Alberto cobrou falta com muita categoria, mas não teve a mesma sorte, e mandou no poste esquerdo de Victor. Dali em diante, muita marcação, e poucas chances de gol criadas, apenas com domínio territorial do Grêmio. Nos últimos 10', Bertoglio criou 2 boas chances, desviando bola de cabeça que Moreno não aproveitou, e deixando Gabriel na cara de Fábio, que defendeu o chute do lateral-direito.

Na 2ª etapa, Beto Campos mandou seu time para cima, monopolizando a posse da bola, entretanto só chegando com perigo em bolas alçadas à área gremista. Depois de quase 40 minutos de tentativas pelo alto, sem dar chances de jogo ao Grêmio, o Cruzeiro finalmente empatou, com Davidson, desviando cruzamento da direita. O gol simplesmente apavorou o Grêmio, que pensava estar cozinhando bem o jogo, mas que, na verdade, estava cedendo muito campo ao adversário, e merecidamente sofreu o empate. A reação imediata foi partir para cima, e Luxemburgo consolidou esta postura ao sacar Souza e colocar André Lima no jogo. No 4º de absurdos e inexplicáveis 6 minutos de acréscimo dados por Leandro Vuaden, o árbitro tratou de finalizar em grande estilo sua terrível atuação.

Depois de chute de longe de Léo Gago, a bola desviou no braço do defensor do Cruzeiro, e, no rebote, Leandro chutou nas nuvens. Eu, se fosse o apitador, teria validado a vantagem, e jamais teria voltado atrás para marcar o penal. Enfim, após a marcação, feita pelo auxiliar, os jogadores do Cruzeiro foram para cima do trio de arbitragem, que chamou o reforço da (sempre despreparada) Brigada Militar, e estava feito o tumulto. Inclusive um atleta levou um jato de spray de pimenta no rosto, sem contar a entrevista infeliz que o capitão deu à Rádio Gaúcha, que refletiu negativamente entre os profissionais que faziam a transmissão. No final das contas, todos erraram, começando pelo juiz, passando pelos jogadores do Cruzeiro, que não precisavam ter reagido daquela maneira, e terminando na postura covarde da BM. Apenas quem não errou foi Marcelo Moreno, que, aos 53', converteu o pênalti e deu a vitória ao Tricolor.

Antes do Esquecimento
  • Kléber fora de combate por 5 meses. Todos colocando a culpa na arbitragem, a repercussão do fato foi quase sensacionalista contra a arbitragem gaúcha. Concordo, os árbitros daqui vem muito mal, mas, o que eles podem fazer quando um atleta é visado pelos seus marcadores da forma como é visado o Gladiador? Não se pode impedir um zagueiro de fazer a marcação mais firme, do contrário isto não será futebol, reconhecidamente um esporte de contato. Ninguém tem culpa pela lesão do atacante gremista, foi apenas uma fatalidade.
  • Destaque da Taça Farroupilha para a campanha invicta do Canoas, que venceu o Santa Cruz, em confronto direto contra o rebaixamento, no sábado, por 1 a 0 - no Complexo da Ulbra. O Tricolor canoense já soma 9 pontos na classificação geral, 1 a menos que o próprio Santa Cruz, que demitiu o treinador Edinho após a derrota. A briga contra o descenso também será empolgante nas últimas 3 rodadas, com os 2 citados, Ypiranga, Avenida e Cerâmica lutando ponto a ponto para manterem-se na 1ª Divisão do Gauchão em 2013.

Um comentário:

  1. E aí como tu acha que vai ficar o ataque sem o Kleber. Bertoglio fazendo o lado ou colocando Andre lima?

    ResponderExcluir