sexta-feira, 16 de março de 2012

No meio do caminho

Nesta semana foi jogada a última rodada do turno da 2ª fase da Copa Libertadores da América. Com 3 jogos para cada equipe, os grupos começam a se desenhar rumo à definição dos 2 classificados. Nos 48 jogos até agora, tivemos jogaços, jogos-sonífero, muitos gols, golaços, gols perdidos, mas, acima de tudo, muitas e fortíssimas emoções. O returno promete, muito. Aqui repassaremos um pouco do que rolou na competição até aqui, principalmente usando como base a análise prévia que fizemos da competição antes do início. Vamos lá!

GRUPO 1

Aqui temos uma grande surpresa: o The Strongest está lutando parelho por uma vaga nas oitavas-de-final contra os brasileiros. Os bolivianos conseguiram arrancar uma vitória suada do Santos, na 1ª rodada, em La Paz, apesar de terem levado uma sacola do Inter, na 3ª rodada (um 5-0 que ficou barato). O Juan Aurich me decepciona, mesmo tendo jogado as 2 primeiras fora, também perdeu em casa para o Santos, ontem à noite. Na próxima semana começa o returno, com The Strongest-Inter e Santos-Juan Aurich.

GRUPO 2

Este grupo está cumprindo com sua promessa, de grande equilíbrio. A diferença entre o líder Flamengo e o lanterna Emelec é de apenas 2 pontos (5 contra 3), e o espelhamento da tabela é pouco favorável aos brasileiros, que jogarão 2 fora de casa. Ontem o Olimpia conseguiu uma façanha que poderá impulsioná-los à classificação: buscaram um empate em 3 gols, nos 15' finais, depois de sair perdendo por 3-0 para o Flamengo, no Engenhão. Nada sequer perto de alguma definição, a parada seguirá torta para todo mundo.

GRUPO 3

"Será um grupo que dificilmente terá muita atenção da mídia, com alguma razão." Comecei a análise deste grupo com esta frase, e foi meu único acerto em relação a este grupo. O pouco cotado Unión Española lidera com folgas, e se classifica com mais 3 pontos, e Universidad Católica e Atletico Junior decepcionam. Se a fase de grupos terminasse hoje, ambos estariam fora. Na última rodada, o Bolívar foi a Barranquilla e venceu o Tiburón, e ambos se reenfrentarão na próxima terça, em La Paz. Do jeito que as coisas andam, o "sparring" também copará o grupo.

GRUPO 4

O grupo do Fluminense, único time com 100% de aproveitamento na Copa. Os confrontos eram cercados de grande expectativa, graças ao retorno do Boca Juniors à Libertadores, mas os xeneizes decepcionaram, com 3 atuações para "el olvido". No jogo mais esperado do grupo, um totó de bola do Tricolor carioca em plena La Bombonera, o que redimensiona a confiança de qualquer time. O Zamora, que eu não sabia o que fazia na Copa, arrancou um 0-0 do Boca, na 1ª rodada. Mantenho a aposta em Fluminense e Boca, mesmo com percalços.

GRUPO 5

O Vasco da Gama é uma das decepções deste grupo. Não teve grandes atuações e sua única vitória foi conquistada de forma agônica, contra o Alianza Lima - entretanto, segurou o líder Libertad, no Paraguai. Os paraguaios, aliás, que modificaram um cenário totalmente desfavorável na estreia, contra o Alianza, venceram o Nacional, em pleno Parque Central, e arrancaram rumo à uma das 2 vagas. O Vasco enfrentará as fumaceiras de Lima e Montevidéu nas 2 últimas rodadas, e tenho minhas dúvidas se sobreviverá.

GRUPO 6

Me surpreende as ganas com as quais o Cruz Azul entrou na competição. É líder do grupo, seguido pelo Corinthians, que poderia ter os mesmos 7 pontos dos cementeros, se não tivessem tropeçado na estreia contra o Táchira, na Venezuela. Os mexicanos e brasileiros empataram em 0 na última rodada, no México, e na próxima quarta se enfrentarão em São Paulo. O Nacional paraguaio venceu o Táchira, e pode ganhar vida na briga por uma vaga se vencer novamente os venezuelanos. A princípio, passam Corinthians e Cruz Azul, tranquilos, tranquilos.

GRUPO 7

3 a 0. Resultado predileto do líder Vélez Sarsfield, que venceu Defensor e Chivas, e perdeu para o Deportivo Quito por este score, no jogo mais esperado do grupo. Os 2 líderes jogam 2 em casa no returno, e a tendência é que sigam firmes rumo às oitavas-de-final, principalmente porque não espero nenhuma zebra vinda de Guadalajara, uma vez que é questão de tempo para que as cabras escalem times "alternativos". E desconsiderei totalmente o equilíbrio inicial do grupo, pois o Defensor não faz absolutamente nada que lhe dê direito a uma vaga.

GRUPO 8

Senhores, o melhor grupo da Copa Libertadores da América! 3 jogos dignos de nota, o grupo do artilheiro da Copa, o grupo do jogo com mais gols, enfim, predicados suficientes para qualificar os classificados para ir longe, ao fim da 2ª fase. Decepção com o Peñarol, que levou 4 do Atlético Nacional, no Centenário, e só empatou com "La U", conquistando o único ponto - só a mística (e 3 vitórias) levará o time adiante. Caruso, Junior Fernandes e Pabón candidatam-se a artilheiros, tendo 3, 4 e 5 gols, respectivamente. Devem seguir Universidad de Chile e Atletico Nacional.

Artilheiros

Leandro Damião (Inter) e Dorlán Pabón (Atletico Nacional) - 5 gols
Junior Fernandes (Universidad de Chile) e Emanuel Herrera (Unión Española) - 4 gols

Melhor jogo

Empate técnico entre Godoy Cruz 4-4 Atlético Nacional (Malvinas Argentinas, 08.03) e Flamengo 3-3 Olimpia (Engenhão, 15.03).

Surpresa

Campanha fiasquenta do atual vice-campeão Peñarol.

Um comentário:

  1. O Flamengo foi decepção mesmo tava ganhando de 3 e deixou empatar. o Boca também provou-se enganador tava invicto a trinta e tantas partidas e perdeu pro Flu.
    Acho o Corinthias um time forte pelo Tite. E Penharol é a fiasquenta mesmo a campanha.
    Gostei mesmo de ler vocês pois são bem encarnador! No assunto. Parabéns!

    ResponderExcluir