quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

200 milhões de treinadores

Na noite de ontem, após chegar da faculdade, fui assistir aos melhores momentos do amistoso da Seleção Brasileira que aconteceu à tarde, contra a Bósnia. Quando vi o time de Mano Menezes escalado em um 4-3-3 com 3 volantes e Ronaldinho Gaúcho como atacante - desisti no mesmo instante. É profundamente lamentável que a nossa seleção, a 2 anos da Copa do Mundo, esteja refém de determinados nomes na hora das convocações, cada chamamento do nosso técnico é um mais do mesmo impressionante. Acabei vendo os gols do jogo, sendo que o gol da vitória brasileira foi contra, no último minuto. Beleza, a Bósnia está em desenvolvimento futebolístico, tem bons valores como Dzeko, Pjanic e Misimovic, mas não se compara ao potencial que o futebol brasileiro tem. Difícil, pessoal, muito difícil fazer uma análise decente neste momento, não temos uma base de time formada, nem visando a Copa, tampouco as Olimpíadas de daqui a 6 meses. A intenção aqui é breve, quase uma sugestão intrínseca no título, pois todos nós temos um pouco de técnico da seleção. Qual seria a seleção que os leitores convocariam e escalariam atualmente?

3 comentários:

  1. Não acompanho futebol Europeu e aí fica difícil de fazer uma convocação descente. Mas sei quem não deve ir: Hulk, R10, Fernandinho, Jonas pelo amor de deus! Nada contra esses jogadores que são bons mas pra clubes e não a nivel de seleção pra 2014.
    Como Carlos escreveu uma vez no blog mesmo o Dunga ganhou tudo que disputou chego na quartas de final e perdeu por uma falha do goleiro e a pipocagem do Robinho, Kaka machucado e com Felipe Mello expulso! Te garanto uma aquele time naquelas condições eu tinha mais fé do que nesse time fraco do Mano...

    ResponderExcluir
  2. Minha seleção: Julio Cesar, Dani Alves, Tiago Silva e Davi Luiz e Marcelo. No meio: Sandro, Hernanes, Ganso e Oscar. No ataque: Damião e Neymar. Técnico: Tite! Pois é o unico que teria culhão pra fazer isso!
    Parabens ao blog de vcs!

    ResponderExcluir
  3. O pior de acompanhar esses jogos da seleção do Mano Menezes não está nem entre os nomes que são chamados para defendê-la. Uma equipe que não tem um padrão tático, embora tenha potencial, não chegará a lugar algum. E é ridículo que o Brasil, com o potencial que tem, esteja passando por esse momento.

    Não duvido que o Brasil possa ser campeão em 2014, pois os alertas para fantasmas de Maracanazo estão ligados. Mas pra isso alguém terá que assumir a bronca e implantar um esquema de jogo, não importa quem sejam os jogadores´- assim como fez Felipão em 2002, que foi pentacampeão com Polga, Kléberson e Luizão. Mano não me parece mais capacitado para a função. É teimoso, e segue querendo implantar sua filosofia faceira e corintiana de jogo, que conta com três volantes discutíveis no meio e um ataque ridiculamente escalado pela imprensa.

    Foi constrangedora a melhora com a entrada do ainda inconstante Ganso no lugar do R10 - mesmo que ainda na base do bumba-meu-boi, sem muita noção tática. Constrangedora também é a falta de conhecimento de nosso treinador sobre os jogadores que convoca. Escalar Hulk como centroavante é uma palhaçada. Mano nunca viu um jogo do Porto? Parece que Mano mexe errado pra consertar uma bagunça que ele mesmo nem sabe como fez.

    E colocar o Jonas, ou qualquer outro, independentemente da qualidade do jogador, faltando SEGUNDOS para acabar o jogo, é um desrespeito monstruoso com o profissional.

    Bom, disso eles são mestres. Desrespeito. Convocar R10 é um desrespeito com os gringos que pagam a CBF pra receber um jogo da seleção. E, hoje em dia, o futebol apresentado é um desrespeito com os espectadores.

    Enfim, enquanto Mano seguir acatando as ordens de Ricaço Teixeira, como uma cadela velha e cega, o futuro da amarelinha é nebuloso.

    ResponderExcluir