quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bateu no teto

Nos primeiros posts sobre o Grêmio em 2012, eu bati na tecla da paciência que se deveria ter com o[s] sistema[s] tático[s] do prof. (Pardal?) Caio Júnior, e com alguns jogadores. Acabou, ao menos para mim. Contra o Ypiranga, em Erechim, as piores falhas do Grêmio, como um todo, apareceram e ficaram muito latentes, ainda mais tendo em vista a (falta de) qualidade do adversário, que só havia empatado 2 partidas em todo campeonato - e esteve prestes a perder a "virgindade" contra o Tricolor da Azenha. Algumas atuações individuais vergonhosas, a falta de convicção tática, e erros nas trocas quase comprometeram o placar, mas, acima de tudo, comprometeram fortemente a atuação do time, que foi muito ruim.

Impressionante um time grande que, depois de um mês de trabalho, só consegue atacar jogando bolas para o alto, lotericamente, como se fosse um time varzeano; até um time varzeano consegue trabalhar melhor uma jogada que o atual time gremista. Me dá sincera pena do centroavante Marcelo Moreno, único expoente técnico do time, que fica 90' travando uma batalha pelo alto, pelo chão, e por todos os lados contra os defensores adversários. Fico imaginando o que pode ser feito para ajustar a equipe, me coloco no lugar do Caio, mas é complicado. O time já não é muito qualificado tecnicamente, e taticamente se vê claramente a mão do treinador - no pior modo, obviamente. Não conseguir adaptar o esquema às peças, e ignorar outras, é de uma burrice sem tamanho.

Ontem a extrema sorte ajudou o Grêmio, que marcou 2 gols absolutamente lotéricos, assim como já havia feito no Gre-Nal 390. O gol aos 48' da 2ª etapa mostra que a camisa ainda vence um peso de papel na balança, porém demonstrar um pouquinho de futebol é um mal necessário. O começo do jogo foi promissor, o time parecia ajeitadinho, forçando muito pela esquerda, com Bruno Collaço e Leandro, porque o lado direito, com Gabriel e Marco Antônio, estava ali somente para completar os 11. Para fechar o time também fardaram Naldo e Douglas Grolli. O camisa 4, inclusive, teve uma das piores atuações que eu vi de um zagueiro gremista desde que me entendo por gente, errando 90% dos lances, e sendo decisivo no gol dos Canários. O ex-pedreiro de Chapecó fez o gol da vitória, o que não justifica uma atuação tão fraca, tão insuficiente.

Claro que eu seguirei indo aos jogos, seguirei apoiando o time, só que a partir de agora eu não terei mais nenhum pudor em xingar técnico, jogadores e, principalmente, a direção, que encheu a boca, prometeu abrir os cofres e trouxeram somente um centroavante digno de nota, os demais destaques são remanescentes da "era AVM" ou oriundos da base. "Bala na agulha", seu Pelaipe? Se fosse ser montado um time com especulações, o Grêmio teria uma verdadeira seleção. Sem contar a "miudinha" que se instalou no Olímpico - os 2 laterais sairam machucados no 1º tempo do Gre-Nal, Sorondo sequer fardou para os amistosos de pré-temporada, polêmicas envolvendo jogadores que saíram ou andam aprontando por aí.

Disse que iria falar depois do Gre-Nal, e não falei, deixei a tarefa para o colega Carlos Paiva, e não prometo falar sério sobre Grêmio e Santa Cruz, que acontecerá no próximo sábado à noite. É provável que na manhã de domingo eu não lembre de mais nenhum detalhe do jogo, e, dependendo do resultado - ou até mesmo da atuação -, Caio Júnior não seja mais o técnico gremista. É profundamente lamentável já estar em estado total de desânimo com menos de 1 mês de temporada, quer dizer, parece que não mudou nada do final do Brasileirão para cá. Como disse o Adriano Snel no Grêmio Libertador, após o clássico do último domingo, "jogo do Grêmio tá mais pra encontrar os amigos e tomar uma cerveja antes do jogo do que torcer e curtir um bom time de futebol". Exatamente o que estou pensando em fazer no próximo sábado.

Nos Acréscimos
  • Sem comentários para o embróglio envolvendo Fox Sports BR e as operadoras de TV à cabo. Chega a ser vergonhoso que ninguém consiga assistir aos jogos da Copa Libertadores da América na televisão - enquanto os Estaduais forem em concomitância, a preferência será deles, na TV aberta (por mais absurdo que pareça). Tudo bem, não tenho nada a ver com a Libertadores, meu time não está nela, mas e os torcedores dos times que lá estão? Como os torcedores do Internacional assistirão ao jogo de hoje contra o Juan Aurich, sem ser no Beira-Rio? Como se viraram os fluminenses e vascaínos nos jogos de terça e quarta? Enquanto isto, BBB e UFC a todo vapor para quem quiser comprar...
  • Mesmo sem televisão, há internet, e ela salva, ao menos para sabermos os resultados. Na terça, 3 jogos: pelo Grupo 7, o Defensor recebeu e levou [!] 0-3 do Vélez, enquanto Chivas e Deportivo Quito empataram em 1 gol, em Guadalajara; pelo Grupo 4, no Engenhão, o Fluminense estreou vencendo o Arsenal de Sarandí por 1 a 0, gol de Fred. Ontem, outros 3 jogos: em Santiago, o Unión Española surpreendeu, e venceu o Atletico Junior por 2-0, na abertura do Grupo 3; pelo Grupo 5, o Nacional/URU mostrou força e venceu o Vasco no Rio, por 1-2; e, pelo Grupo 6, o Cruz Azul foi a Assunção e venceu o Nacional local, também por 1-2.

Um comentário:

  1. Cara essa Libertadores vai ser foda.
    Sou gremista e concordo com a porcaria da Foxdependencia.
    Como disse sou tricolor e ta mto dificil a nossa vida. E acho que o Caio fica até para a Copa do Brasil. Se ele cair vai traze quem?

    ResponderExcluir