quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O médico ou o monstro?

Durante o feriado de Carnaval, quem cobre Grêmio, ou se importa com as coisas do clube, tomou um cansaço sensacional. Primeiro, foi a derrota no sábado à tarde para o São José, abaixo de um calor insuportável, o que no contexto atual já virou empecilho - de pensar que este é o 1º clube que disputou uma partida sob neve na história deste país... Pelo que consta, logo após o jogo a decisão estava tomada, e Caio Júnior não seria mais o técnico gremista. Imagino que o presidente deva ter se possuído de raiva consigo próprio, por permitir que alguns elementos em campo, mais o técnico, representassem a instituição Grêmio no gramado sintético do Passo d'Areia. Obviamente ele deveria descontar em alguém, e, já é mais velho que a história, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Ressalte-se que em 99,9% das vezes o lado mais fraco é o do comandante do time.

Some-se a isto as especulações de novos reforços. Cristian Rodríguez, Guillermo Burdisso, Leandro Almeida, Facundo Bertoglio... Definições mesmo só no último caso, do meia argentino, que já foi apresentado, inscrito com a mística camisa 7, e ficará até o meio do ano, por empréstimo. Ontem, em uma rádio de Porto Alegre, à noite, Paulo Pelaipe anunciou que falta pouco, apenas documentações vindas do Porto, para confirmar a transferência de Cristian Rodríguez. É inevitável lembrar da clássica frase do dirigente: "só falta o fax". Enfim, que venha o "Cebolla", jogador experimentado no futebol europeu, e na seleção uruguaia, com mais de 40 jogos pela Celeste. "O zagueiro virá", disse com estas palavras o diretor executivo do Grêmio. Só nos resta esperar.

No mesmo programa, Pelaipe falou do principal assunto da noite, e do feriado de Carnaval, que foi a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo. Está confirmado, saiu no site do clube, antes de qualquer outro veículo de imprensa, por mais que as especulações dessem a certeza da vinda do treinador. Para mim, acima das questões pessoais e de postura do profissional, é preciso avaliar o histórico, e Luxa é um técnico vencedor, ganhou 5 Campeonatos Brasileiros, treinou a seleção brasileira, o Real Madrid, e certamente tem uma bagagem suficiente para agregar ao time no campo de jogo. O Grêmio enfim aposta alto, joga à valer, pois Caio Júnior parecia uma piada sem a menor graça para os torcedores.

Alguns podem argumentar que o carioca não tem a "cara do Grêmio". Beleza, concordo que ele não coloque como estilo de jogo aquilo que o gremista acostumou-se a ver no seu time, aquela coisa da garra, marcação pesada, praticamente um time alemão. Mas o Caio Júnior tinha? Ou melhor, quem poderia vir que tivesse a tal "cara do Grêmio"? Em tópico anterior pensei no Dunga, e comentei o nome com alguns amigos e conhecidos gremistas; fui malhado em todas as instâncias. Nunca escondi minha predileção por Adílson Batista, que operou um milagre em 2003, e em 2004 foi clamorosamente sabotado pela direção do clube. Outros podem me falar em "Luxemburgo mercenário". Tá bom, peguem o ídolo máximo e semi-Deus Luiz Felipe Scolari, e vejam quanto ele cobra para ser "técnico" do Palmeiras.

Minha esperança, sincera, é que Luxemburgo possa se reencontrar com o grande técnico que ele foi nos anos 90, e até meados dos anos 2000, uma vez que, de tática ele entende, tem uma visão diferenciada do futebol, em relação aos treinadores que passaram pelo Grêmio nos últimos anos (desde Mano Menezes, para ser mais exato), e tem moral para comandar um grupo. Porque tenha certeza que nenhum jogador no atual grupo do Grêmio chegou perto da metade dos títulos que o novo técnico alcançou, e isto impõe um respeito impressionante. Que ele consiga arrumar a casa que está totalmente desorganizada, e consiga armar um time capaz de levar o clube de volta ao caminho das vitórias. Ele não terá o direito de esperar paciência do torcedor, mas, mesmo assim, desejo toda a sorte do mundo ao profissional.

2 comentários:

  1. Velho veio o Luxa então sou Luxa apartir de agora.
    O momento é de ajudar e não detonar.
    E vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  2. Tem alguns dizendo que o Roger vai jogar com: Gilberto Silva, Souza e Fernando. Assim o Grêmio volta a ter a sua essência de time brigador, batalhador e com muita garra.
    Isso é o GRÊMIO VAMO ACABAR COM XIQUEIRÃO!

    ResponderExcluir