terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Abre o violino, Beethoven!

Depois das previsíveis eliminatórias na 1ª fase, hoje (ou melhor, daqui a MUITO pouco) inicia-se a 2ª fase - a de grupos - da Copa Libertadores da América, com 3 partidas, as quais o "Vida Cancheira" só não se compromete a mostrar pela "Foxdependência" e pela relutância das operadoras de TV à cabo em liberar o canal recém-aberto no Brasil (na verdade, o não-comprometimento se dá devido às condições - precárias - do redator, o que não vem ao caso). O grupo 7 entra todo em campo hoje, com Defensor Sporting-Vélez Sarsfield (Montevidéu, 19h45) e Chivas Guadalajara-Deportivo Quito (Guadalajara, 00h15), além de uma partida pelo grupo 4, entre Fluminense-Arsenal de Sarandí (Rio de Janeiro, 22h). O momento é de analisar grupo a grupo, as alternativas e apostas do "Vida Cancheira" (na visão deste blogueiro), e é o que segue.

GRUPO 1
Santos
Juan Aurich
The Strongest
Internacional
Grupo com fortíssima tendência a um domínio brasileiro, com os 2 últimos campeões da América lutando entre si pelo título do grupo. O Internacional passou por um teste complicado na 1ª fase, no mata-mata contra o Once Caldas, e parece vir mais forte e já aquecido para confrontos mais fortes. O atual vice-campeão mundial ainda sofre com a ressaca da paulada sofrida para o Barcelona no Japão, e desde o título da Libertadores do ano passado sofre para mostrar bom futebol. Os campeões do Peru e da Bolívia irão se engalfinhar para não segurar a lanterna, com grande vantagem para o Juan Aurich, oriundo de um torneio local tecnicamente menos ruim.

Jogo mais esperado do Grupo: Internacional-Santos, Beira-Rio (04.04, 21h50min).

Candidato a destaque do Grupo: o Grupo 1 possui 2 destaques, os 2 melhores jogadores em atividade na América do Sul - Neymar, do Santos, e D'Alessandro, do Internacional; as partidas entre o Colorado gaúcho e o Alvinegro praiano prometem pegar fogo, muito pelo desempenho brilhante destes jogadores.

Candidato a surpresa do Grupo: olho em Luis Tejada, atacante panamenho do Juan Aurich, artilheiro do último Descentralizado e que tem a incrível marca de 33 gols em 53 jogos com a camisa rubra do time de Chiclayo. Alguns gols do experiente centroavante podem custar pontos preciosos aos favoritos Inter e Santos.

Aposta na classificação do Grupo: Inter e Santos classificando-se, nesta ordem, e Juan Aurich deixando o "más fuerte" da Bolívia na lanterninha.


GRUPO 2
Olimpia
Emelec
Lanús
Flamengo
Bons jogos e muito equilíbrio são esperados no Grupo 2. Três times de tradição (o Emelec um pouco menos que Flamengo e Olimpia) e um argentino emergente que gosta de incomodar (Émerson Leão que o diga) prometem pelejar até esfarraparem-se e até a última rodada. O Flamengo sairia na frente como favorito, não fosse sua situação política muito confusa, com constantes conflitos internos e externos. O Olimpia tenta recuperar sua grandeza de um Tri-Campeão da América, e vem com um time qualificado, e o Lanús busca adquiri-la, da mesma forma. O Emelec incomodará em Guayaquil, e poderá ser o "fiel da balança".

Jogo mais esperado do Grupo: Olimpia-Flamengo, El Bosque de Para Uno (22.03, 22h)

Candidato a destaque do Grupo: a "legião estrangeira" do Olimpia já havia se destacado no último Clausura, e vem forte para esta Libertadores. Os uruguaios Martín Silva, Romero, Ariosa, Amado e Órteman (ex-Grêmio), o argentino Maxi Biancucchi (ex-Flamengo e primo de Messi) o colombiano Marín (ex-Atlético/PR) e o recém-chegado peruano Revoredo formam uma espinha dorsal bastante consistente.

Candidato a surpresa do Grupo: ele já foi eleito o melhor do mundo pela FIFA em 2 oportunidades, mas há 5 anos não consegue mostrar nem sombra daquele futebol que encantou o mundo. Ronaldinho Gaúcho quer mostrar que ainda pode desequilibrar partidas, e nada melhor que uma Libertadores para o craque voltar a mostrar a sua cara.

Aposta na classificação do Grupo: Olimpia ponteando, com o Lanús em 2º. Sim, aposto que o Flamengo cai na 1ª fase (não sem sofrimento), e o Emelec fica para bem trás no Grupo.


GRUPO 3
Bolívar
Atletico Junior
Universidad Católica
Unión Española

Será um grupo que dificilmente terá muita atenção da mídia, com alguma razão. Não há um time de grande tradição, nem dos grandes centros sul-americanos, mas nem por isto iremos ignorá-lo. O Junior, de Barranquilla, deu mostrou bom futebol na Libertadores do ano passado, e vem embalado pelo título colombiano no 2º semestre, conquistado na base do extremo copeirismo. A Católica, que foi além de suas possibilidades em 2011, enfraqueceu-se na comparação, mas segue com um bom time. O Unión Española deve agradecer por ter conseguido vaga na Copa e cumprirá tabela, assim como o fraquíssimo Bolívar.

Jogo mais esperado do Grupo: Atletico Junior-Universidad Católica, Metropolitano de Barranquilla (05.04, 22h30min)

Candidato a destaque do Grupo: o veteraníssimo Giovanni Hernández, de 35 anos, dá o toque de classe ao time da terra de Shakira. Com um bom histórico de convocações para a seleção cafetera, e campeão da Copa América em 2001, El Principe G10 é o referencial técnico, capitão e maior ídolo da torcida, esbanjando categoria, e praticamente levando o time nas costas.

Candidato a surpresa do Grupo: o estádio Santa Laura, do Unión Española, pode protagonizar alguns "acidentes de percurso" dos favoritos. É sempre muito perigoso jogar no caldeirão de Santiago, contra a sempre ensandecida hinchada hispânica que empurra mesmo o time dirigido pelo ex-meia da seleção chilena José Luis Sierra.

Aposta na classificação do Grupo: Junior em 1º com os Cruzados em 2º, sem medo de errar. Unión Española ainda faz um esparro, e o Bolívar será o sparring.


GRUPO 4
Boca Juniors
Zamora
Fluminense
Arsenal de Sarandí
Este Grupo marca o retorno do Club Atletico Boca Juniors ao ambiente charmoso da Copa Libertadores, depois de 2 anos, e marca o reencontro entre os Xeneizes e o Fluminense, que os eliminou na Libertadores de 2008. O Tricolor carioca, aliás, surge como força não só do Grupo, como da Copa como um todo, é um dos principais favoritos, possuindo um elenco com ótimas opções, sobretudo do meio para frente. O Boca tem um time bem arrumado por Falcioni, e foi campeão invicto no último Apertura. O Arsenal caiu de pára-quedas na Copa, mas ainda é perigoso em casa. "Who is Zamora?!" (espero não morder a língua)

Jogo mais esperado do Grupo: Boca Juniors-Fluminense, La Bombonera (07.03, 22h)

Candidato a destaque do Grupo: Fred, costumaz artilheiro doméstico, terá mais uma chance de mostrar realmente seu potencial decisivo em uma competição internacional. Na Libertadores passada ele até ajudou, e bem, no jogo contra o Argentinos Juniors, com 2 gols, mas contra o Libertad, o centroavante sucumbiu como todo o time carioca.

Candidato a surpresa do Grupo: a defesa do Arsenal, se não for desmanchada até o final da 2ª fase, tem tudo para ser o ponto forte do time, e pode segurar os potentes ataques de Boca Juniors e Fluminense. Lisandro López e Guillermo Burdisso foram sondados por clubes brasileiros, e Hugo Nervo cumpriu bom papel na temporada passada. Olho e ataque neles.

Aposta na classificação do Grupo: Fluminense e Boca Juniors classificam-se fácil, fácil; Arsenal fica com o 3º posto e o Zamora tentará não ter a pior campanha da 2ª fase.


GRUPO 5
Nacional/URU
Alianza Lima
Vasco da Gama
Libertad
Um dos 2 "Grupos da Morte" - quem passar certamente incomodará muito na fase de mata-mata. O Nacional vem de um título uruguaio surpreendente, depois de um péssimo começo, com o treinador Marcelo Gallardo fazendo o time reagir de maneira espetacular, liderado pelo experiente Álvaro Recoba. O Vasco também reverteu expectativas em 2011; começou muito mal, sendo inclusive ameaçado de descenso no Estadual, depois virou tudo, foi campeão da Copa do Brasil, vice do Brasileirão, e chegou as semi-finais da Sul-Americana. Entretanto, não se reforça como deveria. Libertad e Alianza Lima tem times bastante fortes, e darão trabalho aos favoritos Vasco e Nacional.

Jogo mais esperado do Grupo: Nacional-Vasco da Gama, Gran Parque Central (12.04, 21h50min)

Candidato a destaque do Grupo: o "Reizinho de São Januário" Juninho Pernambucano voltará a disputar uma partida de Copa Libertadores depois de 13 anos, quando o Vasco foi eliminado pelo Palmeiras na edição '99 da Copa, além de ter sido campeão no ano anterior. Sua experiência, capacidade para organizar e executar bolas paradas é o diferencial do time da Cruz de Malta.

Candidato a surpresa do Grupo: o Alianza Lima larga com uma vantagem interessante nesta fase da Libertadores, que é jogar as 2 últimas partidas diante de sua torcida, dando-lhe a oportunidade de um sprint final. Além disto, o time reforçou-se com o centroavante uruguaio Charquero, onde terá uma bela chance de estourar.

Aposta na classificação do Grupo: vai ser uma briga de facão. Acredito que passem Vasco e Libertad, nesta ordem, com o Nacional esperneando até o fim, e o Alianza Lima incomodando. Entretanto, tudo poderá se inverter, tal a imprevisibilidade do Grupo.


GRUPO 6
Corinthians
Deportivo Táchira
Nacional/PAR
Cruz Azul
Protocolo corinthiano no Grupo 6, o único risco a se considerar são as viagens longas ao México, para enfrentar um desinteressado Cruz Azul, e à Venezuela, para um confronto contra o Deportivo Táchira. O Corinthians vem como campeão brasileiro, bastante azeitado e com reforços interessantes para a composição do grupo. Não há dúvidas do favoritismo do Corinthians, nenhuma dúvida. A 2ª vaga vai ser triste de ver a briga, os demais times da chave são fracos, com relativo destaque para os Cementeros, que possivelmente não darão "mucha pelota" para a Copa.

Jogo mais esperado do Grupo: nenhum em especial

Candidato a destaque do Grupo: o Corinthians, por si só, já é destaque na Copa. Some-se a isto um grande trabalho de Tite, desde 2010, e temos aí um dos favoritos ao título. Taticamente o time é ótimo, e isto faz a diferença em jogos encrencados, além da grande experiência do grupo de jogadores. Em suma, o conjunto da obra se destaca no Coringão.

Candidato a surpresa do Grupo: o Cruz Azul tende a me dar nos dedos e repetir a grande campanha de 2001, quando foi vice-campeão, só caindo nos pênaltis, diante do Boca Juniors, em La Bombonera. Christian Giménez, Gerardo Torrado, Edixon Perea e Omar Bravo são muito bons jogadores e podem levar o Cruz Azul além da 2ª fase.

Aposta na classificação do Grupo: Corinthians líder disparado, talvez com a melhor campanha da 2ª fase, com o Cruz Azul em 2º. Nacional e Táchira vão tentar roubar pontos um do outro.


GRUPO 7
Vélez Sarsfield
Deportivo Quito
Defensor Sporting
Chivas Guadalajara

Mais um Grupo muito equilibrado, só não é considerado "da Morte" pois a presença do Chivas desqualifica a competição, principalmente se pensarmos na vontade que eles entrarão em campo. O Vélez, que há horas é considerado favorito à Copa, porém nunca chega sequer perto, tem mais uma chance de quebrar a escrita; time há, a base do ano passado se manteve, com os bons acréscimos de Obolo e Insúa. Enquanto isto, o Defensor tentará surpreender, mas, a nível de comparação, o time atual é muito pior que o de 2009 (o time do "Bombonerazzo"). Campeão equatoriano, o El Nacional investiu bastante para, ao menos, passar de fase, enquanto o Chivas vai depender de sua participação no torneio local para definir o foco.

Jogo mais esperado do Grupo: Deportivo Quito-Vélez Sarsfield, Olímpico Atahualpa (07.03, 19h45min)

Candidato a destaque do Grupo: ano passado, na campanha da Universidad Católica na Libertadores, um centroavante um tanto quanto rechonchudo fez sucesso, o argentino Lucas Pratto - um dos artilheiros, com 6 gols. Depois de passagem apagada pelo Genoa/ITA, o "Tanque" terá outra oportunidade de brilhar nos campos da América.

Candidato a surpresa do Grupo: Omar Arellano, de 24 anos, fez chover para cima na curta participação do Chivas vice-campeão da Libertadores '10. Jogando na extrema direita do campo, aquele garoto rápido e driblador impressionou quem assistiu aos 8 jogos do time na competição. Este ano terá a chance de repetir a dose, e se alçar em definitivo na carreira.

Aposta na classificação do Grupo: Vélez passa em 1º, com relativa tranquilidade, com o Deportivo Quito indo junto, no aperto. O Chivas e o Defensor incomodarão, mas não conseguirão seguir adiante.


GRUPO 8
Universidad de Chile
Atlético Nacional
Godoy Cruz
Peñarol

Tão ou mais "Grupo da Morte" do que o 5, o Grupo 8 tem o atual campeão da Copa Sul-Americana, o atual vice-campeão da Libertadores, um tradicional clube da Colômbia e um emergente argentino. É pouco ou querem mais? La 'U' perdeu seu principal jogador, Eduardo Vargas, para os milhões de € do Napoli/ITA, porém, não houve o temido desmanche no time, que ainda foi bem reforçado. O Nacional, de Medellín, tenta voltar aos seus dias de glória, assim como o Peñarol, que teve um gostinho no ano passado, e hoje tenta se reconsolidar. Os carboneros, a propósito, já mostraram a que vieram na 1ª fase, contra o Caracas. E do Norte argentino vem o Tomba, em sua 2ª participação em Libertadores, tendo um time bastante interessante e qualificado - personificado no interminável Ramírez e em Diego Villar.

Jogo mais esperado do Grupo: Peñarol-Universidad de Chile, Centenario (06.03, 19h15min)

Candidato a destaque do Grupo: é a hora e a vez de Jorge Sampaoli fazer o seu esquema tático móvel funcionar em um campeonato mais exigente que a Copa Sul-Americana. Se na referida competição as coisas correram perfeitamente bem, agora, sem alguns jogadores chave, a mão do treinador terá que se manter afiada.

Candidato a surpresa do Grupo: Macnelly Torres, capitão e expoente técnico do time, tem a chance de se reabilitar para uma carreira que parecia promissora há uns 5 anos atrás, quando ele ainda atuava no Cúcuta Deportivo, e se destacou na Libertadores '07 com jogadas de grande habilidade, dribles e passes que fizeram seu cartaz.

Aposta na classificação do Grupo: Universidad de Chile e Peñarol, com uma grita forte de Gdoy Cruz e Atlético Nacional - exatamente nesta ordem.

2 comentários:

  1. Gostei da tua matéria sobre todos os grupos da Libertadores!
    Mas descordo em relação ao grupo 2. Acho que o Flamengo passa.
    Cara tu e o Carlos tem uma coisa que gosto muito que se chama padrão.
    Isso é raro hoje em dia. E vcs fazem isso com excelença.
    O Carlos colorado cuida do Inter e tu Grêmio nada.
    O Blog de vcs é pequeno mas é de mta qualidade.
    Não canso de exaltar ambos estão de parabéns!

    ResponderExcluir