sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Devorando alfajores

Nacionalidades diversas dividiram o manjar uruguaio na noite desta quinta-feira, quando foi a vez dos orientais botarem seus times em campo, e sairem sem vitória, assim como os brasileiros na quarta. Desde paraguaios, passando por argentinos e terminando em bolivianos, Nacional e Peñarol serviram suas iguarias, e foram limados pelos supracitados. O blog fez a cobertura do jogo de fundo, Godoy Cruz-Peñarol, válido pelo Grupo 8, jogo de fundo da quinta que terminou alguns minutos atrás. Os mendoncinos fizeram valer o mando de campo no Malvinas Argentinas, e conseguiram 3 pontos preciosíssimos na disputa deste "grupo da morte". Destaque absoluto para o meia Diego Villar, para quem clubes brasileiros poderiam olhar com certa atenção.

O Peñarol, no comando de Gregorio Pérez, como haviamos mencionado em post anterior, deixou de ser o time retranqueiro dos tempos de Diego Aguirre, e tratou de tentar fazer valer o maior peso de sua camisa, e partiu para cima dos argentinos nos primeiros momentos da partida. Apostando na grande movimentação do trio Aguiar-Estoyanoff-Maxi Pérez, os carboneros impuseram um ritmo bastante interessante, causando problemas à dupla de volantes do Godoy Cruz Lértora e Olmedo, principalmente para o primeiro. Com o passar dos minutos, o time de Nery Pumpido se assentou no gramado, e passou a também dar suas cartadas, apostando no talento de Villar, e na alta velocidade de Castillón, destaque do jogo do último domingo, contra o Vélez.

Por falar em destaque, apareceu muito na partida o árbitro boliviano Raúl Orozco, de atuação pífia. O cidadão fez de tudo nos 90', desde inverter escanteios, não marcando 1 pênalti para cada equipe, dando faltas inexistentes, e não marcando outras claras. No final das contas, acabou não sendo comprometedora para o placar, uma vez que acertou na expulsão do zagueiro Alejandro González, mas a atuação do apitador foi tecnicamente horrível. No 1º tempo, as 2 chances mais claras foram do Peñarol, em um chutaço da entrada da área de Aguiar, no pé da trave de Torrico, e em uma bola que o goleiro do Tomba largou nos pés de Zalayeta, mas o veterano centroavante não conseguiu girar e perdeu gol quase feito.

Já na 2ª etapa, o Peñarol sequer teve tempo de dar chance para o azar. Aos 6', em ótima combinação entre Tito Ramírez e Ariel Rojas, o meia-esquerda cruzou na medida para Diego Villar surgir entre os zagueiros e bater de chapa, forte, sem qualquer chance para Fabián Carini. A partir daí o jogo tornou-se, em análise às lutas, de franca trocação, com o Peñarol atacando, sob a batuta do ótimo Luís Aguiar, enquanto o Godoy Cruz seguia perigoso nos contra-ataques, sobretudo após a expulsão de González, aos 13'. Houve tempo para Estoyanoff matar um contra-contra-ataque de 2 contra 1, quando largar Zalayeta na cara do gol era a única alternativa, de Ramírez perder um gol feito, depois de driblar Carini, e assim o jogo escorreu para os minutos finais.

Depois que Zambrana entrou no lugar de Aguiar, acabou o jogo para o Peñarol, com a saída do seu jogador mais criativo. Já bagunçado, o time uruguaio sequer conseguiu criar chances para o empate, e o Godoy Cruz abraçou-se no resultado positivo até o apito final. Todos os times do Grupo 8, ao término da 1ª rodada, mostram-se capazes de incomodar, e os jogos serão um verdadeiro inferno para os visitantes, já que, com o mando a favor, Atletico Nacional e Godoy Cruz mostraram força, e Universidad de Chile e Peñarol tem tradição de jogar muito em seus domínios. E, quem se classificar, podem estar seguros, irão longe, e darão trabalho aos demais adversários na fase dos mata-matas.

Nos Acréscimos
  • Não acompanhei, mas o Nacional recebeu o Libertad, no Gran Parque Central, e saiu derrotado, de virada, por 1-2. Os paraguaios pulam para a liderança do Grupo 5, com 2 vitórias em 2 jogos, complicando, especialmente, a vida do Vasco da Gama que, para não perder terreno, precisa vencer o Alianza Lima no Peru, no dia 6 de março. Os gols da partida foram de Aguirre, para o Bolso, enquanto Samudio e Caballero viraram o jogo em 5', entre os 13' e os 18' do 2º tempo.
  • O Grêmio volta a mexer no mercado de transferências. Após confirmar o argentino Facundo Bertoglio, as especulações giram em torno do meia uruguaio Cristian Rodríguez, do Futebol Clube do Porto. "El Cebolla" já é dado como certo no Tricolor, segundo especulações da imprensa. Além do uruguaio, mais 2 zagueiros são especulados: Leandro Almeida, brasileiro do Dínamo de Kiev, e Guillermo Burdisso, do Arsenal de Sarandí. Sigo o procedimento de "só acreditar quando fardar".

Um comentário:

  1. Também só acredito quando fardar!
    E quem diria o Libertad hein!
    Sou gremista n assisti os jogos que o vida cancheira cobriu mas n creio q nenhum desses times faça frente aos brasileiros! Ta tirando o Flamengo.

    ResponderExcluir