sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Apavorante

Confesso aos leitores, que quando mencionei nos posts dos jogos anteriores do Grêmio no Gauchão, que deveria se ter paciência, estava tentando me forçar a imaginar que a situação pudesse, de fato, ser alterada por Caio Júnior. Não foi, e certamente não será até o clássico Gre-Nal do domingo próximo. A partida de ontem, contra o São Luiz de Ijuí, pode ser um excelente parâmetro para avaliação da absoluta falta de qualidade enquanto time; individualmente há bons, até ótimos valores, mas estes não formam uma equipe coesa, com alternativas e mecânica de jogo. Débito na comanda do treinador. A negociação de Douglas com o Corinthians, praticamente uma dispensa (venda por R$ 3 mi), apenas agrava a situação, e tira uma opção que Caio poderia ter, por mais desmotivado que o ex-camisa 10 estivesse - e, realmente, estava.

A preocupação não se dá pelo fato de ter sido um placar magro, apenas 1 a 0, e sim pelo (mau) desempenho, principalmente nos primeiros 30', onde ambas as equipes pareciam estar acertadas para manter o empate em zero até o fim dos tempos. Na minha ébria impressão, o calorão que forçou a todos os 8 mil presentes no Olímpico (em pleno feriadão de Navegantes) a aproveitar a cerveja antes da partida, e a chuva durante ela, tirou qualquer vontade dos atletas em jogar algo parecido com futebol. A partir do pênalti (absurdamente marcado) para o Grêmio, desperdiçado por Kléber, o jogo saiu do nível apagado, para ingressar no nível bocejante, dando sinais de que iria acordar a qualquer momento. Alguma correria, principalmente pois o time de Ijuí se viu obrigado a ensaiar uma saída da toca, nada além disto até o final do 1º tempo.

O esquema 4-4-2 em linhas (ou 4-4-2 "inglês", como preferirem), com o grupo de jogadores que o Grêmio possui, não tem a menor condição de dar certo. Leandro, por um lado, flana leve e veloz por uma banda do gramado, enquanto Marco Antônio joga com freio de mão puxado, certamente por suas características de jogo mais centralizadoras. Se tivesse como duplicar um híbrido de Leandro/M. Antônio, a situação seria menos calamitosa. Marquinhos e Fernando não tiveram qualquer tipo de trabalho, uma vez que o São Luiz empilhou jogadores de defesa, e só foi ameaçar no 2º tempo na base dos chutes de longe e balões para a área do Grêmio; ainda assim, Victor precisou fazer, no mínimo, 2 boas defesas. O Grêmio fazia diferente, sempre tentando as jogadas por baixo, no pivô da dupla de ataque, para ser feita a ligação, tanto com os wingers, quanto com os laterais Júlio César e Mário Fernandes, novamente com interessantes atuações.

O gol gremista é praticamente um capítulo (ou um parágrafo) à parte, um golaço de construção exclusiva da dupla de atacantes Kléber e Marcelo Moreno: um passe impressionante de letra, no ar, de Marcelo Moreno, que deixou Kléber na frente do arqueiro do São Luiz, para não perdoá-lo. A única menção plasticamente honrosa da partida, além das pontes protagonizadas por Vanderlei, sem sombra de dúvida com a melhor atuação do jogo. O estreante Naldo destacou-se nas bolas altas, e desde já me agrada por ser muito mais alto que Saimon - zagueiro com menos de 1,85m não dá, e hoje a média de altura da zaga gremista é de 1,89 (os 1,88 de Naldo, mais os 1,90 de Douglas Grolli), definitivamente um crescimento.

Além disto, com valor de importância, as apresentações aos torcedores de 2 Felipes: o Guedes, volante oriundo da base, e o Nunes, meia-esquerda que veio do futebol paulista. Não tiveram muito tempo para mostrar seu valor, apenas Felipe Nunes tentou um chute lotérico no final da partida, quase mandando a bola para a Geral. Para o Gre-Nal, Gabriel e Léo Gago voltam a estar disponíveis, e, quase certeza, Caio Júnior modificará o esquema, em mais um episódio de seu pardalismo. A tradição do clássico diz que ele costuma "arrumar a casa", e duvido que haja casa mais bagunçada que a gremista. Há que ser apontado o fato que o Internacional jogará com time misto/reserva, provavelmente muito parecido com o que perdeu para o Avenida, o que seria um atenuante no caso de uma vitória Tricolor (e não como contra-argumento para alguma flauta). Domingo à noite volto a tocar no assunto.

Nos Acréscimos
  • Ontem, pela Copa Libertadores, mais 2 times se classificaram para a 2ª fase. O atual vice-campeão Peñarol foi a Venezuela, e empatou com o Caracas em 1-1. Com a vitória por 4-0 em Montevidéu, o carbonero entra no grupo 8, com Universidad de Chile, Atlético Nacional e Godoy Cruz. Já o Unión Española também viajou para defender uma vantagem, bem menor, é verdade, de 1-0 no 1º jogo contra o Tigres; no México, os hispanos saíram levando 2-0, buscaram o empate, e vão para o grupo 3, com Bolívar, Atlético Júnior e Universidad Católica.
  • E, pelo Gauchão, tivemos mais 2 jogos na quinta, além de Grêmio-São Luiz. O Caxias perdeu os 100% de aproveitamento, tropeçando em casa contra o Santa Cruz, empate em 1-1, gols de Leonardo, para o Galo, e Vanderlei, para os grenás. Na Boca do Lobo, com um gol de falta de Maicon Sapucaia, o Pelotas enfim venceu a primeira, na estreia de Beto Almeida, contra o Ypiranga, que ainda não marcou sequer um golzinho no campeonato. Lajeadense, com 9 pontos, e Cruzeiro, com 10, lideram, respectivamente, os grupos A e B.

5 comentários:

  1. Se o grêmio não ganhar domingo. Caio Junior vai cair e crise vai se espalha. Sem um camisa 10 e sem técnico o Grêmio vai apenas continuar essa historia de participar das competições.

    Junior.

    ResponderExcluir
  2. Cara gostei do passe do Moreno. Admito não assisti o jogo para dar uma contribuição seria. Mas em relação ao Caio também creio que dependendo do insucesso ele possa cair concordando com o nosso amigo Junior.
    Mas quem vem pro lugar? Como exigir se ainda está por chegar reforços?
    Acho prematura a demissão do Caio que considero bom técnico. Mas certamente não é o mesmo que a direção gremista pensa.

    ResponderExcluir
  3. VOLTA RENATO! Agora ele vai ter UM TIME DE VERDADE para treinar!

    Willian.

    ResponderExcluir
  4. Esperava mais do Grêmio nesse começo de temporada.

    ResponderExcluir
  5. Só leio cronica de times que estão na LIBERTADORES DA AMERICA 2012.
    CORINGÃO CAMPEÃO!

    ResponderExcluir