sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"Fue un baile en Asunción..."

Seguindo com a tentativa de cobertura da Copa Libertadores da América aqui no "Vida Cancheira", ontem parei para assistir ao 2º jogo do Grupo 5, o do Vasco da Gama, entre Libertad-Alianza Lima. A diferença que 15' fazem em um jogo de alto nível, como são os jogos da Libertadores, é algo assustador. O intervalo mudou completamente a história de um jogo que estava se tornando desastroso para o Libertad, com uma atuação boa, porém ineficiente, onde o experiente time paraguaio cansava de desperdiçar oportunidades, enquanto um Alianza Lima sem qualquer tipo de pressão jogava muito à vontade, explorando os contra-ataques, especialmente com o garoto Arroe e o colombiano Montaño, dando um trabalho imenso a defesa do Libertad.

Além do mais, o Libertad, apesar de ser um clube organizado, é um clube sem torcida, o que na Libertadores costuma fazer relativa diferença - aí me pego a pensar do que seria capaz este time se tivesse uma torcida como a do Cerro Porteño, para ficar somente no Paraguai. Um estádio Dr. Nicolás Leóz quase vazio teve o privilégio de assistir a uma avalanche gumarela no 2º tempo. O argentino Civelli tratou de fazer o gol de empate logo aos 2' da 2ª etapa, aproveitando rebote da jogada iniciada pelo ótimo lateral-esquerdo Samudio (camisa 10 do time [!]) e parcialmente finalizada por Caballero, que entrara na vaga de Nuñez, ainda no 1º tempo. O jogo continuou complicado, pois ainda um empate era um ótimo resultado para o Alianza, e o time peruano seguiu posicionado defensivamente, esperando uma improvável falha do Libertad, que voltou com sangue nos olhos.

Até que aos 22', com o jogo relativamente controlado, o Libertad teve um pênalti a seu favor, sofrido por Caballero, e convertido por Sergio Aquino. Daí em diante, a maionese peruana desandou lindamente, e a pressão do time alvinegro se instituiu de forma definitiva. Caballero, aos 33', aumentou a vantagem, depois de jogada do ótimo Civelli, melhor em campo e um dos artilheiros de La Copa, com 2 gols (os mesmos de Pulido, do Tigres; Herrera, do Unión Española; Orozco, do Cruz Azul e Estoyanoff, do Peñarol). Faltando 2 minutos para o final do jogo, a vitória foi consolidada com o gol contra do zagueiro peruano Walter Ibañez. Se seguir atuando como no 2º tempo de ontem, o Libertad se torna favorito a ir longe, muito longe nesta Libertadores. Os próximos compromissos do Grupo 5 são na quinta-feira que vem, quando o Libertad vai ao Parque Central enfrentar o Nacional, e no dia 6 de março, uma terça-feira, com Vasco da Gama contra o Alianza, em São Januário.

Nos Acréscimos
  • Ao mesmo tempo em que se degladiavam Libertad e Alianza Lima, Universidad Católica e Bolivar faziam uma partida bem movimentada em Santiago, válida pelo Grupo 3. O time celeste surpreendeu, explorando bem os contra-ataques, e abriu o placar aos 37', gol do uruguaio William Ferreira. Os cruzados acordaram após o gol sofrido e foram para cima, conseguindo o empate ainda no 1º tempo, 6' depois do gol do Bolivar, com o paraguaio Roberto Ovelar. Na 2ª parte, a Católica pressionou, mas não conseguiu a virada.
  • Mais tarde, em Guayaquil, Emelec e Olimpia inauguraram o Grupo 2, grupo do Flamengo, debaixo de um dilúvio, que comprometeu completamente o andamento do jogo. A transmissão se dividia entre imagens do gramado enlameado e escorregadio e as imagens das ruas próximas ao estádio George Capwell, que pareciam extensões do Porto da cidade - importante ponto da economia equatoriana. O gol da vitória electrica foi marcado da única forma plausível, de pênalti, convertido por Lucho Figueroa, aos 5' da 2ª etapa.
  • No Gauchão, o Veranópolis conseguiu um ótimo resultado ao empatar com o Lajeadense, na Arena, em 0 a 0. Com este resultado, o time pentacolor tirou o Grêmio do G4, ainda que pelos critérios de desempate. No Grupo 2, lidera o invicto Caxias, com 14 pontos. O maior rival grená, o Juventude, reagiu no Grupo 1, vencendo o Avenida em um recuperado Alfredo Jaconi (depois de uma tempestade que transformou o gramado em uma piscina), por 1 a 0, gol do zagueiro Rafael Pereira. O Lajeadense lidera o Grupo 1, com 11 pontos.

2 comentários:

  1. Cara sou leitor assíduo de vcs.
    Achava q o Libertad tivesse mais torcida.
    Sabe me dizer algo sobre esse tal Souza que está vindo para o Grêmio?

    ResponderExcluir
  2. Willian, obrigado pela audiência de sempre!

    Respondendo aos 2 posts (com praticamente OUTRO post):

    1) Se #CaiOJúnior, não sei quem vem, sinceramente. Na verdade, não sei que técnicos estão "dando sopa" no mercado, talvez Adílson Baptista, é o único que me vem em mente agora. Possivelmente tu me pergunte "e o Luxemburgo?"; te diria que não tem o perfil imaginado pela dupla de Paulos. É mais fácil que volte o Roth.

    2) Pois é, cara, mas o Libertad, apesar de ser um clube centenário, foi alcançar real destaque apenas em 2002, quando voltou a ser campeão paraguaio depois de mais de 20 anos. Está na 8ª participação seguida em 'La Copa'.
    O Souza, que está vindo do Porto, não me remete a muito boas memórias, não... Ele jogou no Vasco na 2ª divisão, se destacando n'um campeonato onde Élton (hoje no Corinthians) foi artilheiro. É volante, de 2ª função, grandalhão, não tem o passe mais qualificado do mundo, chuta bem de média... Um Willian Magrão melhorado. Minha esperança é que ele seja um novo Diego Souza, que também chegou como volante, do Benfica, oriundo do futebol do RJ, com as mesmas características, e explodiu aqui.

    ResponderExcluir