sexta-feira, 30 de março de 2012

Quatrilho

Ontem à noite aproveitei a noite fria, porém agradável, para ir ao Olímpico Monumental, onde o Grêmio recebeu, e foi péssimo anfitrião para o Avenida, de Santa Cruz do Sul. O time da capital tornou a impor um futebol decente, amassou os alviverdes do início ao fim, e estes podem dizer que voltar com 4 gols na mala é um senhor lucro, fato sobrepujado pela completa ruindade de seu time. Quando o jogo transcorre praticamente em um ritmo de "ataque vs defesa", até a própria análise fica um tanto quanto comprometida, pois a movimentação defensiva é pouco exigida, as transições não são com a velocidade que um jogo de alto nível exige, entre outros detalhes que procuramos nos ater quando estamos nos estádios. Jogos assim, na realidade, são mais interessantes de serem acompanhados via televisão, entretanto o hábito me leva para as arquibancadas. Não tem jeito.

Até que enfim vi o tão incensado Facundo Bertoglio jogando desde o início em sua função em que mais rendeu, como 2º atacante. A turma que acompanhou e comentou neste post acertou na mosca, e eu não sei porque tinha dúvidas do rendimento do garoto. Veloz, hábil, driblador, foi "para dentro" dos defensores do Avenida, os enlouquecendo durante os 90 minutos. Preciosa atuação do garoto, que, apesar de precisar de um teste realmente mais forte, parece evoluir mais a cada partida, se sentindo à vontade com os companheiros e com a camisa Tricolor. E fez um gol, o 4º, aproveitando rebote em jogada de combinação dele próprio com Júlio César. A propósito, o lateral voltou voando baixo. Alguém consegue entender como Pará ainda farda no 11-inicial?!

Outro capítulo à parte foi Marcelo Moreno. Com pouco mais de 1 minuto de jogo, o boliviano já abria o placar, com um gol muito bonito, de voleio, em sobra de bola mal afastada pela zaga do time de Santa Cruz. Antes de finalizar o primeiro 1/3 da partida, o centroavante ampliaria o placar, cobrando pênalti - duvidoso, por sinal, compensando um não marcado sobre Bertoglio, logo após o 1º gol - com muita categoria. O Avenida até esperneou na 1ª etapa, em 2 ataques perigosíssimos, quando o placar ainda marcava 1-0. Em um deles, Fernando salvou, e no outro Victor fez defesa monumental. Do 2-0 em diante, o time afrouxou, passou a tocar a bola até o final da 1ª etapa, sem mais nada digno de nota.

Com o jogo praticamente definido ao final dos 45 primeiros minutos, tratei de acompanhar o jogo um pouco mais relaxado, e Luxemburgo me pareceu tranquilo e satisfeito, pois fez 2 experiências na volta do intervalo: ingressaram Marco Antônio na vaga de Souza e o supracitado Júlio César na vaga de Gabriel, passando o inexplicável Pará para a lateral-direita. @Souza_monjolos já não vinha jogando grandes coisas, errando muitos passes, e Marquinhos vinha bem, entretanto, na formatação em quadrado no meio-campo, as coisas deixaram de acontecer. A chance mais impressionante ainda foi perdida pelo Avenida, após cobrança de falta, o jogador do Periquito conseguiu chutar torto, para fora, de dentro da pequena área. O Grêmio controlava a partida, mas o adversário era quem buscava recuperar o prejuízo.

E acabou pagando caro por isto, sofrendo o 3º gol. Os mandantes encaixaram um contra-ataque fulminante, e, em 3x2, próximo à área do Avenida, Bertoglio tinha opções com Marcelo Moreno, pela direita, e Léo Gago, pela esquerda. @facubertoglio assistiu o volante, que sem marcação, adiantou e mandou um petardo, que Rodrigo Feijão, por mais esforços que fizesse, não conseguiria pegar nunca. Alguns minutos, o argentino, impossível, ia arrancando com muita velocidade pela esquerda, e foi juntado pelo defensor Juninho, que recebeu o 2º amarelo e foi para o chuveiro. Depois disto, o jogo acabou para o Avenida, que apenas tentou fazer com que a derrota não fosse ainda maior. Foi, por apenas 1 gol a mais, o de Bertoglio, descrito anteriormente.

Os últimos 10 minutos foram constrangedores, a bola não saía da intermediária defensiva do Avenida, e os 4-0 quase viraram 5, 6, 7... Enfim, o jogo terminou e o Tricolor segue com a melhor campanha da Taça Farroupilha, sendo o único 100%, depois de 5 rodadas. Manter o ritmo é essencial para que as decisões na fase eliminatória sejam todas jogadas no Olímpico, ao contrário da Taça Piratini, onde, caso fosse até a final, o Grêmio jogaria os 3 jogos fora de casa. O próximo jogo é contra o Pelotas, na Boca do Lobo, e Vanderlei Luxemburgo não contará com Gilberto Silva, que sofreu fratura (totalmente acidental, ressalte-se) no nariz; em seu lugar possivelmente jogará Vílson. Que o time siga evoluíndo, e, neste ritmo, consiga ao menos uma indicação ao Oscar na temporada 2012.

Antes do Esquecimento
  • Grande jogo, ainda na quarta-feira do Gauchão! Pelo grupo 1, liderado pelo Inter, o São José foi aos Plátanos enfrentar o Santa Cruz. O Galo, que venho avisando, está pedindo para cair, vencia a partida por 3-1 até os 28' do 2º tempo, quando permitiu a reação do Zequinha, que empatou a partida. Ao menos o alvinegro conquistou seu 1º ponto na Taça Farroupilha. Enquanto isto, o São José segue com sua boa campanha no 2º turno, acumulando 8 pontos, na 3ª posição.
  • O grupo 4 da Copa Libertadores da América está praticamente definido. Com as vitórias do Boca Juniors sobre o Arsenal, por 2-0 (Ledesma e Sánchez Miño), e do Fluminense contra o Zamora, por 0-1 (Rafael Sóbis), só um milagre classifica o time do Viaducto. O Tricolor das Laranjeiras mantém os 100%, e está classificado com absurdas 2 rodadas de antecedência. Bom, o destino do Flu está selado: bailar na curva contra algum time alternativo nas oitavas-de-final.

2 comentários:

  1. Tu colocou um ironia nesse "indicação ao OSCAR"???
    Também acho que o Flu vai ser um Cruzeiro da vida e sair nas oitavas!
    Bertoglio foi muito bem. Viu deu chance ao garoto.
    Dalhe trocooooloooor! #Chupacoloradosladrôesdejogadores!
    Mas eu sou uma moça delicada tá hein!

    ResponderExcluir
  2. Não, não, apenas remeti a um fato de mais de 15 anos atrás. (risos)
    Perfeito, "um Cruzeiro da vida", pensei exatamente lembrando dos mineiros ano passado.
    Ah, obrigado pelas participações, Dienifer!

    ResponderExcluir