segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fim da linha

Acabou o Gauchão 2012 para o São José. O time da Zona Norte de Porto Alegre fez boas campanhas nas Taças, e chegou nas quartas-de-final em ambas, mas pagou por precisar ser visitante nos matas e, por mais dificuldades que impusesse a seus adversários, acabou eliminado. Havia sido pelo Caxias, na Taça Piratini, foi pelo Veranópolis, na Taça Farroupilha. Aliás, o Pentacolor da Serra se sagrou Campeão do Interior, e, até 2ª ordem, será o 3º clube representando o Rio Grande do Sul na Série D, que se inicia em 27 de maio, além do Juventude e do Brasil de Pelotas. O Zequinha foi o 6º colocado na classificação geral, com 24 pontos, em 15 jogos, e caso o VEC desista de sua vaga, os porto-alegrenses ainda estarão atrás do Novo Hamburgo para chulear este direito.

A partida no Antônio David Farina foi altamente equilibrada e nervosa. No primeiro tempo o São José foi bem, se manteve bem posicionado defensivamente, atacava na medida do possível, e teve a melhor chance dos 45' iniciais, com Franciel mandando uma bola na trave de Luiz Müller. Franciel, aliás, que inexplicavelmente foi reserva durante a maior parte do campeonato, sendo preterido pelo fraquíssimo Paulo Rangel, foi bastante acionado por cima, aproveitando bem sua estatura. Enfim, algumas vezes entendo as fortíssimas críticas feitas ao técnico Agenor Piccinin, sobretudo em relação às suas preferências. Creio que, um pouco, passa por aí o fato do São José não ter alcançado sequer uma das semi-finais, feito alcançado até pelo Canoas (!), neste 2º turno.

O VEC tentava a todo custo armar ataques, sobretudo com Eduardinho e os laterais, Raulen e Dener, e o baixinho invocado Danilo Santos, mas esbarrava na ótima (e estranha, por este aspecto) atuação dos defensores porto-alegrenses, já que Fabiano Eller foi desfalque na tarde do sábado. Para o 2º tempo o Veranópolis voltou ligado no 220V, e parece que o forte ritmo imposto pelo time da Terra da Longevidade contribuiu, junto com a atuação da zaga do Zequinha, para que caísse um verdadeiro dilúvio. Aí pode esquecer qualidade de jogo e toque de bola, que em condições normais já seriam escassos, a partida virou um show de balões e tentativas de ligação direta, que, graças ao gramado encharcado, não deram em absolutamente nada.

Até que o Veranópolis criou algumas chances, com Lê sendo municiado, dentro das condições propostas, e o São José ainda deu 2 chutes que levaram relativo perigo. Aos 34', quando Raulen chegou à linha de fundo, ganhou de Vágner, Anderson Pico e Leandro Leite na sequência de divididas, a bola sobrou para Paulinho Dias que bateu cruzado. William, que recém havia entrado, ficou na cara de Tiago Volpi e não teve muito trabalho para dar números finais ao jogo. Os jogadores do São José ficaram o restante do tempo reinvindicando um impedimento que só existe na imaginação dos desesperados por ter sofrido um gol na parte final de um jogo de mata. Na esteira destas reclamações, Leandro Leite acabou sendo expulso, e o Veranópolis só não aumentou o placar por detalhe.

Antes do Esquecimento
  • Ainda na esteira dos Estaduais, 2 equipes tradicionais do futebol brasileiro protagonizaram momentos distintos neste domingo. O Bangu, vice-campeão brasileiro em 1985, havia feito 0 pontos na Taça Guanabara, e precisava de uma proeza para não ser rebaixado; conseguiu, com méritos. Fez 15 pontos na Taça Rio, se classificou como campeão do grupo que tinham Vasco (2º colocado) e Fluminense. Pega o Botafogo em uma das semi-finais. Já a Portuguesa, também vice-campeã nacional, 11 anos após os cariocas, foi rebaixada para a Série A2 do Campeonato Paulista, mesmo tendo ficado as 18 rodadas anteriores fora do Z4. Juntamente com a Lusa, cairam Guaratinguetá, Catanduvense e Comercial, de Ribeirão Preto.

Um comentário:

  1. Lá se foi o meu Zequinha!
    AGENOR GORDO E COVARDE! PICO PANÇUDO, CLEBER MAIS MORTO DO QUE VIVO EM CAMPO! Noveletto dá um jeito nisso! Para de trazer esses teu CUPINXA! Gsta dinheiro com jogador de verdade! Se não tivesse ficado com medo do Canoas tinhamos decido em casa.

    ResponderExcluir