domingo, 1 de abril de 2012

"Quem tem medo do Lobo Mau?"

Se o Grêmio não tinha, nos últimos tempos parece estar querendo mudar de opinião, pois sempre se complica fortemente contra o Pelotas, não importa eles estando bem ou mal. Em 2010, os auricerúleos quebraram 2 tabus: as 15 vitórias consecutivas com Silas (!) no comando do Grêmio, maior sequência de vitórias da história do Tricolor, e a série de 51 jogos sem perder no Olímpico Monumental, a maior da era moderna no futebol brasileiro. Hoje, o Lobão quebrou a invencibilidade de Vanderlei Luxemburgo no comando do Grêmio, com uma vitória embasada na eficiência, se impondo justamente no período onde eu ainda não podia acompanhar a partida, nos primeiros 30 minutos. Como eu costumo bater, marcar gols no início das partidas é essencial para manter uma proposta de jogo, e quebrar a do adversário.

E assim o Pelotas procedeu. Com 1' de jogo, primeiro ataque do time da Zona Sul, Reinaldo, centroavante conhecido por ter sido contratado pelo Grêmio após ser artilheiro da Série B '05, apareceu livre na marca do pênalti e desviou de cabeça, fora do alcance de Victor, para abrir e fechar o marcador. Os donos da casa anda criaram 2 boas oportunidades, em um chute de longe, que Victor se esticou para mandar à córner, e em uma grande jogada de Clodoaldo, que exigiu milagre do goleiro gremista. No mais, Beto Almeida tratou de fazer seu time se resguardar, para não sofrer com os contra-ataques, que, no meu ver, parecia ser a proposta inicial do Grêmio, apostando muito nas subidas dos laterais (sic) e na velocidade de Bertoglio, que, novamente, apanhou demais.

Além da dificuldade de ter sofrido um gol cedo, o Grêmio pareceu mal armado. Não sei se Marco Antônio estava à disposição ou não, mas, hoje, vejo ele como sendo muito mais útil que Marquinhos, titular na tarde de hoje, e eu não bebi no final de semana. Os 2 volantes "móveis" (dê-lhe redundância) não foram bem, sobretudo Souza, que voltou a ser sacado na volta do intervalo. Apenas 1 chance de gol em 45 minutos, com Gabriel, não por acaso, o pior jogador gremista em campo, também substituído ao final do 1º tempo. As entradas de André Lima e Edílson, nas vagas dos supracitados, deram um novo ânimo ao time. Destaque para o lateral-direito, que em meio jogo fez mais que Gabriel em toda a temporada. Ao menos o #33 não é castrado, (leia-se "sabe cruzar") além de chutar muito bem de média distância.

Mesmo com a melhora, mesmo com o cansaço do Pelotas, o Grêmio seguiu sendo ineficaz no ataque, claudicante na defesa, e a derrota pelo placar mínimo se manteve. Já que falei em defesa; ela já não vinha lá essas coisas, Gilberto Silva e Werley se lesionaram, e em seus lugares jogaram Vílson e Pablo, que só não foram pior porque foram pouco acossados pelo ataque pelotense. Confesso minha apreensão com a situação, pois não há um zagueiro sequer em condições de ser titular, e olha que nem Werley tinha essa condição. A direção precisa urgentemente buscar um defensor, nem que tenha que dar uma de dirigente de Brasfoot, abrir a mão e pagar a multa recisória de algum bom defensor no futebol brasileiro. E se vier um armador de brinde, também não ficaria insatisfeito.

O Pelotas, do (3º) goleiro (e gordinho) Fernando Júnior, de ótima atuação, entra no G4, e depende apenas de si para ir as quartas-de-final da Taça Farroupilha. Pega o Cruzeiro, no próximo domingo, no Estrelão. O Grêmio, já classificado, garante a liderança do grupo com um empate contra o Caxias, também no domingo de Páscoa, no Olímpico. Antes disto, tem Copa do Brasil, quarta, às 19h30, contra o Ipatinga, em Minas Gerais. A expectativa é não termos o jogo de volta, que o Tricolor vença por 2 gols. Para isto, não poderá ter medo, terá que encarar com seriedade e jogar com qualidade para vencer mais este desafio. Uma atuação como a de hoje não poderá se repetir, caso o Grêmio queira seguir na Copa do Brasil.

Antes do Esquecimento
  • Amanhã o Grêmio oferecerá aos seus sócios e torcedores cadastrados uma festa para o lançamento de sua linha oficial Topper 2012. Este blogueiro foi convidado para o evento, e acompanhará a partir das 19h30 de amanhã. Os interessados poderão seguir o evento pelo Facebook do Vida Cancheira, que, na medida do possível, será atualizado com fotos do coquetel. No final da noite, post exclusivo com a cobertura completa.
  • O Santa Cruz jogará a 1ª divisão do Gauchão no seu centenário. Tonho Gil conseguiu evitar o pior, e com 4 pontos em 2 jogos seguidos em casa, o Galo escapou da ameaça de rebaixamento. A vitória do sábado, 2-1 sobre o Lajeadense, foi agônica, mas suficiente para que o time chegasse ao 14 pontos na classificação geral, não podendo mais ser ultrapassado por Ypiranga e Canoas, que tem 11 e 10, respectivamente.
  • Neste momento, e em quanto preparava este post, a televisão mostrava, e segue mostrando, o confronto entre os líderes do Clausura argentino, Estudiantes e Boca Juniors, no Estadio Unico de La Plata. O Boca está se isolando na liderança, com a goleada por 0-3, gols de Santiago Silva (afastando a mufa), Ledesma e Mouche. O time de Falcioni chega aos 17 pontos, rumo à unificação das faixas da temporada 2011/12.

Um comentário:

  1. Quem diria sentimos falta do Marco Antonio!
    E tem + uma coisinha que ninguém fala.
    O brasileirão ta chegando e com esse time sei não hein! Será que ficaremos mais um ano no meio da tabela???

    ResponderExcluir