sexta-feira, 20 de abril de 2012

Solo empieza en octavos, 1ª parte

Na noite de ontem, com os jogos dos grupos 1 e 8, se encerrou a 2ª fase da Copa Libertadores da América, e como este blog inventou moda de fazer previsões, viemos, dentre outras coisas, retratarmo-nos. Este colunista, na semana, só acompanhou a partida entre os já classificados Universidad de Chile-Atlético Nacional, com um olho em Peñarol-Godoy Cruz. Os líderes do grupo 8 fizeram um ótimo jogo, mostrando que o grupo mais goleador da Copa (43 gols em 12 jogos) ainda tinha mais a oferecer, apesar de já definido na 5ª rodada. Os colombianos foram a Santiago para perder sua invencibilidade, mas foram um osso duro de roer para La U, que não mostra o futebol quase mágico de 2011, apesar de seguir jogando uma bola bem redonda. Os gols da partida foram marcados pelos defensores Rodríguez (9') e González (68'), para os chilenos, e o artilheiro máximo da competição, Dorlán Pabón (7 gols) diminuiu para os verdolagas (62'). No Centenário, Peñarol e Godoy Cruz fizeram um jogo de extremos: o 1º tempo foi todo do Godoy Cruz, muito pela atuação constrangedora do carbonero; já na 2ª etapa o panorama mudou, e os uruguaios passaram o carro nos argentinos. Sánchez (12') e Sevillano (19') abriram o placar para os mendocinos, e a virada veio dos pés de Zambrana (37' e 73'), Mora (50') e Pérez (61').

Não preciso dizer que falhei miseravelmente nas minhas previsões. Quem quiser ver onde errei, clique aqui, e dê risada. Entretanto, sou brasileiro, e não desisto nunca, nem mesmo de ser um (d)emérito apostador. Os confrontos e chaveamentos estão definidos, então vamos para a 1ª parte do nosso glorioso [!] e costumeiro [?] chutômetro (as datas e horários ainda serão confirmados, e atualizarei por aqui). Lá vamos nós!
FLUMINENSE vs INTERNACIONAL [25.04, 21h50, Beira-Rio; 10.05, 22h, Engenhão]

Confronto brasileiro, que não chega a ser um clássico, e reunirá clubes de grandezas diferentes. O Internacional fez uma horrenda 2ª fase, tendo que lutar até os últimos minutos dos jogos paralelos para poder comemorar (sic) a vaga, o que já o credencia ao favoritismo. Afinal, essa brincadeira de 6 jogos, chamada fase de grupos, é mera formalidade para separar os homens dos meninos - menino que apanha bastante, e chega a virar homem, tem fortes tendências a se tornar um espancador. O time da "torcida mais cheirosa do Brasil" [!!], como diz o Lulu Santos, não vem jogando nada, ainda assim conseguindo resultados bastante consistentes (a liderança na tabla de clasificación diz algo), tem a "vantagem" de jogar a 2ª em casa, e nada mais. Aposto as cegas na classificação colorada, que ganha em todos os aspectos, desde time no papel, até o fator local, mas, acima de tudo, o Inter tem muito mais camisa que o Tricolor das Laranjeiras, e mística é um dos fatores sobressalentes na Copa.

UNIÓN ESPAÑOLA vs BOCA JUNIORS [02.05, 19h30, La Bombonera; 09.05, 18h30, Santa Laura]

Os hispánicos jogaram no, de certa forma, grupo mais "esquecido" da Libertadores. Ninguém deu muita bola para o grupo 3, que envolveu apenas clubes de pequeno/médio porte na Sudamerica. Já o Boca reuniu uma grande expectativa acerca de seu retorno à Copa, e digamos que não decepcionou, mesmo tendo ficado atrás do Fluminense na tabela, e tendo empatado com o Zamora. Os xeneizes fizeram o dever de casa, vencendo as 2 contra o Arsenal, e depois de perder para o Flu em La Bombonera, conseguiu uma grande vitória no Engenhão. Se eu tivesse grana sobrando (aceito donativos, aliás), brincaria com os corações argentinos, e "investiria" em uma vitória chilena, que não é uma hipótese desprezível - foi o único time na fase de grupos que visitou a altitude e venceu (1-3 no Bolívar). No entanto, a tendência forte é a classificação dos hermanos, que não costumam se importar muito em decidir fora de casa (o Grêmio que o diga).

UNIVERSIDAD DE CHILE vs DEPORTIVO QUITO [03.05, 19h15, Olímpico Atahualpa; 10.05, 21h, Nacional de Santiago]

Como dizia anteriormente, El Chuncho não segue sendo o time comparado ao Barcelona, que foi no ano passado, mas Sampaoli conseguiu arrumar a casa, depois da estreia desastrosa contra o Nacional, em Medellín, e levou o time ao título do grupo 8. Já o Deportivo Quito teve dificuldades, e dependeu muito dos jogos no Equador (3 jogos, 3 vitórias, 10 gols feitos e NENHUM sofrido) para a classificação. Abrir a briga no Olimpico Atahualpa pode ser um trunfo importantíssimo para La Academia, e esta 1ª partida será bastante interessante, pois poderá selar o destino de um dos grandes favoritos ao título da Copa. Acredito na classificação dos chilenos, não sem dificuldades, mas a direção técnica reencontrou um padrão de jogo, o time se resolidificou e, passando dos equatorianos, dará um senhor trabalho para Libertad-Cruz Azul.

LIBERTAD vs CRUZ AZUL [01.05, 20h30, Azul; 08.05, 21h30, Dr. Nicolás Leoz]

Confronto aparentemente sem sal, mas para o qual eu já tenho torcida declarada: Libertad desde la cuna. Sou absolutamente contra os times mexicanos na Libertadores, por mais que o Cruz Azul tenha um elenco com jogadores legais, como Edixon Perea, Christián Giménez, Gerardo Torrado, entre outros. Os cementeros fizeram uma campanha bem mediana na 2ª fase, sem empolgar (mas massacrando os fracos, em casa), enquanto o Libertad foi muito consistente, apenas sem conseguir vencer o Vasco. Detalhe importante é o poder de reação dos paraguaios, que ganharam absolutamente TODOS seus jogos de virada. Por sair jogando fora de casa, este fator pode ser determinante para garantir o Gumarelo nas quartas-de-final. O time de Burruchaga não tem um grande destaque individual, é o forte poder coletivo que pode fazê-lo repetir a grande campanha de 2006, quando caiu somente nas semi-finais, contra o Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário