segunda-feira, 9 de abril de 2012

Presente e futuro

A Páscoa, atualmente, é muito mais lembrada pela sociedade pelo hábito da troca de chocolates, que propriamente pelo seu real sentido, que é o renascimento de Jesus Cristo, na visão dos católicos - tanto é que grande parte dos não-católicos também comemora a data, em uma postura violentamente contraditória. O time atual do Grêmio também não é dado a distribuir chocolates para seus adversários, sempre fazendo forte economia de gols, como todo time digno deveria fazer. A objetividade dos comandados por Luxemburgo me encanta, nunca escondi minha preferência por times que ganhem, mesmo sem jogar um futebol de fazer brilhar os olhos, ainda que no caminho eu faça críticas ao nível das atuações; coisa normal, visto que muitas vezes as vitórias vem na sorte, fator abominável (nem a ressureição de Jesus foi na sorte).

Todos os informantes esportivos estão saudando uma ressurreição dos autores dos gols gremistas, eu penso de outra maneira: um grupo de jogadores sempre vai ter os "pernas-de-pau", e estes sempre entrarão em campo em alguma necessidade. A tarde de ontem foi um caso, na falta total de zagueiros e atacantes, Naldo, Miralles e André Lima foram mandados a campo, e, coincidentemente, fizeram os 3 gols da vitória sobre o Caxias. Os 2 atacantes, especialmente o "Guerreiro Imortal", merecem muito a pecha da eternidade no grupo, pois já estiveram muito na corda-bamba, e costumam fazer o caminho do céu ao inferno (ou seria da cruz à tumba?), e vice-versa, com muita frequência. Também por coincidência, não sou fã de nenhum dos 2, apesar de ter feito grita pró-André Lima na última grande aparição de ambos (contra o Flamengo, ano passado).

Mais uma vez em 2012 o setor defensivo teve consistência próxima ao gasoso. Se tivesse feito água algumas vezes no jogo, eu ainda estaria satisfeito, mas Naldo e Werley fizeram ar, passava tudo, e a sorte do Grêmio é que Victor estava em um clássico domingo de Victor, pegando o que podia, e um pouco do que não podia. No mais, o time teve uma atuação nada além do aceitável, suficiente para vencer o campeão da Taça Piratini (Rafael Santiago ainda diminuiria para os grenás), que, convenhamos, decepcionou além da conta na Taça Farroupilha - sequer classificou-se para tentar o título direto, ficando atrás de times (bem) menos votados, como Pelotas e Cerâmica. O Grêmio termina a fase como campeão do grupo, e no próximo domingo receberá o Ypiranga, já pelas quartas-de-final do 2º turno do Gauchão. Eliminatória simples, jogo único. Passando, pega o vencedor de Canoas-Pelotas.

Antes disto, o Tricolor volta a campo pela Copa do Brasil, as 19h30 da quarta-feira, contra o Ipatinga, no Olímpico. Passando pelos mineiros (e eu ainda condiciono...), o Grêmio enfrentará quem ganhar entre Náutico-Fortaleza. Vendo mais à frente, o caminho gremista tem Remo-Bahia/Portuguesa-Juventude nas quartas-de-final. Quer dizer, se não houver nenhuma anormalidade absurda, o Grêmio estará nas semi-finais da Copa do Brasil. Sequer pontuarei o nível de atuações, jogando como jogou contra o Caxias, passa por qualquer um dos 6 adversários pós-Ipatinga. Fui questionado nos comentários dos posts anteriores sobre onde este time pode chegar ao longo do ano. Na Copa do Brasil, confrontos eliminatórios, mesmo com um time mais fraco, tu arma um caldeirão na Azenha, e até times mais copeiros, como Palmeiras e Cruzeiro, sentirão o bafo na nuca.

Considero cedo para pensar no Brasileirão, existem muitas variáveis que interferem na participação do time em um campeonato de pontos corridos. A Copa do Brasil começou em fevereiro (quase março), e vai até julho, enquanto o Brasileirão vai de maio à dezembro. Creio que enquanto não acabar a Copa do Brasil para o Grêmio, não começa o Brasileirão, até porque, não tenho muito boas expectativas com este grupo de jogadores para um torneio mais longo. Se não reforçar, vai sim, ficar na zona intermediária, bem como no ano passado. E, também, no meio do Brasileirão, começa a Copa Sul-Americana, competição que eu particularmente sempre desprezei, mas gostaria de ver o Grêmio ganhando, ou ao menos indo longe, para termos bons jogos internacionais no último ano de Olímpico.

Antes do Esquecimento
  • Esta matéria não teve o aprofundamento devido, pois este colunista passou o feriado em viagem a São Paulo, para o festival Lollapalooza, no Sábado de Aleluia. Aliás, evento que entrou para a história, sendo a 1ª edição do festival itinerante idealizado por Perry Farrell, vocalista do Jane's Addiction, em solo brasileiro. O carro-chefe da versão brazuca foi a presença da banda americana Foo Fighters, que poderia se chamar "Dave Grohl e banda", tranquilamente, tamanha a grandiosidade do ex-baterista do Nirvana. Grohl, inclusive, deu uma palhinha na bateria, trocando de lugar com o excelente Taylor Hawkins. Chris Shiflett quebrou algumas guitarras, como de costume, e as 2 horas e meia de show foram de impressionante catarse coletiva no Jockey Club da capital paulista, que recebeu cerca de 70 mil pessoas. Foi algo tão surreal, que sequer busquei referências sobre o 2º dia, ontem, quando já estava em Porto Alegre. Este que vos escreve registrou algumas imagens, que viraram álbum na minha página no Facebook. Um sábado realmente inesquecível!
  • Os times de Caxias do Sul tinham ido tão bem na Taça Piratini... Agora na Taça Farroupilha viraram o fio, e ambos ficaram de fora da 2ª fase. O Caxias ao menos já estava garantido na final do Gauchão, mas o Juventude agora só pensa na Copa do Brasil, onde faz bom papel. Cruzeiro e Lajeadense também foram abaixo do esperado, e assistirão o restante do campeonato pela televisão. Avenida e Ypiranga estão sendo rebaixados, no entanto, como o Canarinho está no mata-mata, caso um seja campeão deste turno, desce o Canoas, também classificado. Por falar no Periquito, que Gauchão medíocre que fez a dupla de Santa Cruz do Sul. Ambos não fizeram nada além de lutar contra o descenso, caindo o Avenida, e com o Galo se safando apenas na penúltima rodada.

Um comentário:

  1. Ainda acho o que Grêmio de hoje menos time do que Cruzeiro e Palmeiras. Sendo que o Cruzeiro ja eliminou o Grêmio na Libertadores faz pouco tempo. E concordo creio que a maior chance de titulo GRANDE para o Grêmio seja mesmo a a Copa do Brasil. Olha não subestimo o Bahia do Falcão ta certo o Gremio é favorito mas nao é jogo jogado!
    Parabéns pelo teu trabalho e o do Carlos!

    Abraços.

    ResponderExcluir