sábado, 21 de abril de 2012

Solo empieza en octavos, 2ª parte

Seguindo com a festa da nossa análise-chutômetro das oitavas-de-final da Copa Libertadores da América, o outro lado dos cruzamentos, que trará o 2º finalista dentre os 8 times classificados.
CORINTHIANS vs EMELEC [02.05, 21h50, George Capwell; 09.05, 22h, Pacaembu]

O time treinado por Tite talvez seja o mais sólido neste momento na Copa. Fez uma campanha convicente, consistente, e que foi coroada com uma goleada por 6-0 no Deportivo Táchira, na última rodada. No meu ver, o Timão é um dos principais, senão o principal favorito ao título (e a sair da eterna seca e da mira de zoação dos rivais). Não preciso dizer que é favorito neste confronto, por mais embalados que venham Los Electricos, que, não obstante conseguir a proeza da classificação, a conseguiram em 2 verdadeiros milagres.Você deve ter visto nos vídeos, o que os comandados do ótimo Fleitas fizeram foi impressionante, e é a única coisa que me leva a crer em uma zebra, além deste fato ter acontecido no verdadeiro "grupo da morte" desta Copa. O time não é dos melhores, tanto é que as vitórias vieram na base da superação. Fazer um gol nos paulistas é uma missão para poucos (só sofreram 2 na Copa), enquanto o Emelec tem o pior ataque entre os classificados (marcou 7 gols - mesmo nº do Fluminense). Em CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão), dá Corinthians.

LANÚS vs VASCO DA GAMA [02.05, 21h50, São Januário; 09.05, 22h, La Fortaleza]

Promessa de 2 ótimos jogos. O Lanús vem forte nesta Copa, foi campeão do "grupo da morte" que falei acima, já chegando na última rodada classificado - deu-se ao luxo de levar 3 do Flamengo. O Vasco começou claudicante, perdendo em casa para o Nacional/URU, mas se recuperou, e só não terminou na liderança do seu grupo pelo nº de gols marcados. Tudo bem que as atuações não estão muito convincentes, o time perdeu alguns jogadores importantes: a saída de Bernardo e as lesões de Éder Luís - que já voltou -, Tenório e Dedé atrapalharam um pouco o time. No entanto, as grandes atuações de Juninho, e as (bem) eventuais aparições de Diego Souza vem sendo decisivas. Do lado granate, havia uma grande esperança sobre Diego Valeri, mas os coadjuvantes Regueiro e Pavone são quem vem fazendo a diferença. A contratação do polêmico e brigão centroavante colombiano Teófilo Gutiérrez pode ser um peso a favor dos argentinos na balança deste confronto. Aqui é aposta mesmo: passam os portenhos.

SANTOS vs BOLÍVAR [25.04, 20h50, Hernando Siles; 10.05, 19h30, Vila Belmiro]

Único dos enfrentamentos destas oitavas-de-final que já inicia decidido. O atual campeão vai passar pelo Bolívar, podem falar o que quiserem - não que eu torça para isto. O líder do grupo 1 até arrancou derrapando, perdendo um jogo acidental para o The Strongest, mas os 2 grandes jogos contra o Internacional mostraram que Neymar e cia. não estão para brincadeira, e estão fortíssimos, rumo ao bi. Os bolivianos até estão apresentando um futebol decente, para os padrões do país, conseguindo resultados relevantes, vencendo as 2 contra o Junior Barranquilla, e vencendo 1 e empatando outra contra a Universidad Católica. Creio que do Santos eles sequer arrancam um empatezinho na altitude e, se conseguirem, com certeza serão goleados na Baixada Santista. O Santos já está nas quartas-de-final da Copa Libertadores. Só tenho isto a dizer.

VÉLEZ SARSFIELD vs ATLÉTICO NACIONAL [01.05, 19h15, Atanasio Girardot; 08.05, 20h, José Amalfitani]

Quero ter o prazer de assistir a pelo menos 1 destes jogos, que prometem ser jogaços, bem como Flu e Inter, e Lanús e Vasco. O Nacional de Medellín vem com seu ataque demolidor (16 gols), e com o artilheiro da Copa, Pabón, com 7 gols. Mas não é só isto: os colombianos não são tão desprezíveis defensivamente, Tula e Alexis Henríquez são excelentes zagueiros, e Pezzuti vem fazendo uma boa Copa. Além disto, 2012 parece ser o ano do renascimento de uma estrela do futebol colombiano, que andava um tanto quanto apagada nos últimos tempos - Macnelly Torres, que surgiu no Junior, mas estourou no Cúcuta, em 2007, fez algumas escolhas erradas na carreira, agora volta jogando um ótimo futebol nos verdolagas. Do lado fortinero, a lapada sofrida contra o Defensor na última rodada (1-3, no José Amalfitani) não apaga o bom desempenho. Insúa, contratado este ano, surge como um bom valor, sempre entrando bem nos jogos, mas "El Mago" Ramírez e "Burrito" Martínez poderiam (e deveriam) estar jogando bem melhor. É hora dos tanques Pratto e Obolo (meu Deus!) aparecerem de forma decisiva, para que siga o Fortín, aposta do blogueiro.

Um comentário: